Configuração do Autocadastro do Cliente - Painel do Gestor

Criada por Gustavo Vidal, Modificado em Qui, 8 Mai na (o) 5:02 PM por Gustavo Vidal


Autocadastro é uma ferramenta criada para auxiliar no momento de completar os dados e documentos dos clientes nas reservas e/ou pré-cadastros. Com ele, o próprio cliente, por meio de um link que poderá ser enviado por e-mail, irá inserir seus dados e enviar os documentos necessários à reserva/pré-cadastro.


Permissão para o Autocadastro do Cliente

Para habilitar o Autocadastro do Cliente, é necessário ativar essa permissão nos empreendimentos. Para ativar a permissão nos empreendimentos, pesquise por Empreendimentos.



Em seguida, clique no botão Administrar do empreendimento que você deseja configurar.



No menu “Configurações”, busque pela seção “Reservas” e habilite as seguintes permissões:

  • • Enviar e-mail para o cliente no Administrar da reserva
  • • Enviar e-mail para o cliente ao finalizar o cadastro da reserva

Para habilitar troque de “Não” para “Sim” e clique em “Salvar”.


Obs.: caso deseje habilitar o Autocadastro durante o pré-cadastro, busque pela seção “Pré-cadastro” e ative as permissões:

• Enviar e-mail para o cliente no Administrar do Pré-cadastro
• Enviar e-mail para o cliente ao finalizar o cadastro do Pré-cadastro



O próximo passo é configurar o envio do e-mail padrão para todos os clientes. Após salvar, aparecerá o botão “Configurar envio”. Clique nele para abrir uma caixa na qual você irá configurar o título e o corpo do e-mail padrão que será enviado ao cliente solicitando seu autocadastro.



No corpo deste e-mail você também pode utilizar variáveis do autocadastro. Após configurar o corpo do e-mail, clique em Salvar.


Obs.: caso você não configure o e-mail que será enviado, um modelo padrão será utilizado.


Com as permissões do empreendimento configuradas, também será necessário configurar as permissões no Workflow de Reservas. Para isso, busque por “Workflows” > “Workflow de Reservas”.



Dê um duplo clique nas etapas do workflow que deseja dar a permissão de enviar o e-mail de autocadastro e habilite a permissão Reenviar e-mail para completar dados do cliente. Lembre-se de salvar suas alterações no workflow!



Campos obrigatórios no Autocadastro

O cadastro de um cliente é formado por vários dados, alguns obrigatórios e outros não. A configuração desses campos é feita para cada empreendimento.

Dessa forma, para configurar quais dados serão obrigatórios e aparecerão no autocadastro do cliente, acesse o empreendimento desejado e clique em Reservas e Simulações.



Na área “Campos Obrigatórios” selecione o tipo de formulário (para pessoa física ou jurídica) de autocadastro que irá configurar.



Para o formulário de autocadastro do cliente, configure as colunas Pré-cadastro e Reserva, na seção Módulo cliente.



Para tornar um campo obrigatório, encontre este campo na lista e habilite o checkbox da coluna Obrigatório.



Por padrão todos os campos desta lista irão aparecer no formulário do cliente, para remover os campos indesejados, basta habilitar o checkbox da coluna Retirar.



Após finalizar as configurações de permissões, basta abrir uma reserva e você verá que apareceram os botões Reenviar e-mail para completar dados do cliente e Painel do cadastro do cliente.


Obs.: os botões só aparecerão para as pessoas que possuírem as permissões necessárias.


Ao clicar em Reenviar e-mail para completar dados do cliente, você poderá adicionar uma observação ao e-mail que será enviado para o cliente. Ao clicar em Salvar o e-mail será enviado com o link de autocadastro.



Clicando em Painel do cadastro do cliente, o link de autocadastro deste cliente será copiado para a sua área de transferência, desta forma, você poderá enviá-lo pelo WhatsApp, por exemplo.


BOAS VENDAS!

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo