As flags dos workflows são importantes ferramentas gerenciais e de automação. Associando-as às situações do workflow, a reserva poderá avançar automaticamente entre as situações, de acordo com ações tomadas a partir dessa reserva, como a aprovação de uma condição de pagamento, a emissão de um contrato, ou o vencimento desta reserva.
Confira neste artigo:
Flags disponíveis ⚓
Obs.: não é recomendado excluir flags ou situações existentes em seu workflow, pois as reservas existentes nelas poderão ficar fora do Workflow de Reservas, a depender da flag associada à situação que estas reservas estavam, pode ser que seja necessário entrar em contato com o suporte técnico para recuperá-las.
- Flag "Início" (obrigatória): esta é a flag inicial da maioria das reservas, as reservas recém-criadas que possuem condição financeira serão encaminhadas à situação que estiver vinculada à flag "Início".
- Flag "Início Sem Reserva": é bem parecida com a flag "início", porém as reservas recém-cadastradas só serão vinculadas se essa reserva não possuir condição financeira.
- Flag "Vencida": a reserva poderá ser enviada para a situação vinculada a esta flag manualmente, ou quando o prazo de vencimento configurado vencer. Para saber mais sobre como configurar o vencimento de reservas clique aqui.
- Flag "Vendida" (obrigatória): a reserva poderá ser enviada para esta situação manualmente ou quando a venda for feita em um ERP integrado ao CV.
- Flag "Cancelada" (obrigatória): quando cancelar uma reserva, ela será vinculada a essa flag.
- Flag "Distrato": utilizada para indicar o distrato da venda.
- Flag "Em análise": no momento esta flag é apenas indicativa, não obtendo nenhum tipo de automação.
- Flag "Aprovado Comercial": a reserva será vinculada a esta flag quando o financeiro for aprovado. Obs.: essa flag só funcionará se a reserva tiver tabela de preço.
- Flag "Aprovada": envia a reserva para o SAP.
- Flag "Pode faturar": envia esta reserva para o ERP integrado ao CV para que a venda seja finalizada e retorne ao CV como vendida.
- Flag "Documentos": a reserva será vinculada a esta flag quando os documentos do cliente forem anexados através do painel do corretor e aprovados, e a condição financeira for aprovada.
- Flag "Cancelado Sienge": a reserva será vinculada a esta flag quando ela for cancelada no Sienge.
- Flag "Contrato": no momento esta flag é apenas indicativa, não obtendo nenhum tipo de automação.
- Flag "Aguardando Faturamento": no momento esta flag é apenas indicativa, não obtendo nenhum tipo de automação.
- Flag "Faturada" (somente para integração com o Sienge): quando a reserva for vendida no Sienge ela irá automaticamente para situação vinculada a essa flag, para posteriormente ser mudada manualmente para a situação "Vendida" no CV;
- Flag "Pendente de assinatura eletrônica": no momento esta flag é apenas indicativa, não obtendo nenhum tipo de automação.
- Flag "Pendente assinatura do segundo envelope": no momento esta flag é apenas indicativa, não obtendo nenhum tipo de automação.
- Flag "Assinado por clientes e associados": a reserva será vinculada a esta flag quando o cliente e associados assinarem.
- Flag "Assinado por todas as partes": a reserva será vinculada a esta flag quando todas as partes envolvidas assinarem.
- Flag "Reprovada Comercial": a reserva será vinculada a esta flag quando for reprovada no comercial.
- Flag "Pendente Comercial": no momento esta flag é apenas indicativa, não obtendo nenhum tipo de automação.
- Flag "Devolução do ERP": ao ter integração ativa (exceto BEX e Informakon) e tem o número do contrato/proposta (cadastrado dentro do ERP), quando no CV fazemos o envio da reserva, se tiver essa flag ativa, vai parar nessa situação. Obs.: essa flag sempre tem que estar após a flag “Pode Faturar”.
Automação das flags de Contratos ⚓
Foi implementado um ajuste na automação de status dos contratos assinados, tanto no Workflow de Reservas quanto na Gestão de Contratos.
- Antes, quando um contrato era enviado para assinatura eletrônica e depois cancelado, o sistema mantinha a flag de "pendente de assinatura", causando confusão.
- Agora, quando um contrato é cancelado, a reserva retorna automaticamente à situação anterior.
- Isso evita que reservas fiquem com status incorretos e melhora a experiência do usuário.
Exemplo 1 - Fluxo Simples:
1️⃣ Uma reserva está na situação "Nova Reserva".
2️⃣ O usuário gera e envia o contrato para assinatura eletrônica.
3️⃣ O status da reserva muda automaticamente para "Pendente de Assinatura".
4️⃣ O usuário precisa cancelar o contrato.
5️⃣ Agora, o sistema automaticamente retorna a reserva para "Nova Reserva", garantindo que o status reflita a realidade.
Exemplo 2 - Fluxo com mais etapas:
1️⃣ Reserva inicia com status "Nova Reserva".
2️⃣ O status é alterado para "Validação de Documentos".
3️⃣ Após a validação, o contrato é gerado e enviado para assinatura.
4️⃣ O status muda para "Pendente de Assinatura".
5️⃣ O contrato é assinado por algumas partes e fica com status "Assinado por Cliente e Associados".
6️⃣ O contrato precisa ser cancelado.
7️⃣ Agora, o sistema reverte o status para "Validação de Documentos", pois esse era o estado imediatamente anterior ao envio do contrato.
Regras implementadas ⚓
- Para a situação da reserva:
- Se a reserva tem apenas um envelope não finalizado e está em uma situação pendente (Pendente de assinatura eletrônica, Pendente assinatura do segundo envelope) ou assinado (Assinado por clientes e associados, Assinado por todas as partes) então ela deve retornar à última situação anterior à situação atual que seja diferente de pendente e assinado;
- Se a reserva tem mais de um envelope não finalizado e está em uma situação pendente então ela deve retornar à última situação anterior à situação atual que seja diferente de pendente.
- A ação de cancelar o envelope faz com que a reserva volte para situação anterior.
- Para a situação da gestão de contratos da reserva:
- Se uma gestão de contratos da reserva está em uma situação pendente (Aguardando assinatura, 2º envelope, Pendente Testemunha) ou assinado (Assinado, Assinado Eletronicamente, Assinado por clientes e associados, Assinado por todas as partes) então ela deve retornar à última situação anterior à situação atual que seja diferente de pendente e assinado;
- Aregra relacionada à quantidade de envelopes também se aplica à gestão de contratos.
- Observações gerais:
- Se uma reserva tiver um ou mais envelopes não cancelados e não tiver em nenhuma situação pendente, a regra aplicada será a já existente, atualiza a situação da reserva/gestão de contratos com base na situação dos envelopes não cancelados.
- Se não houver registro no histórico de nenhuma situação diferente de pendente ou assinado, então a situação permanecerá a mesma (no ambiente real isso não deve ocorrer);
BOAS VENDAS!
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