CV + Serasa
A integração entre o CV e o Concentre (Serasa) permite que os usuários gestores do CV possam realizar e aprovar análises de crédito das reservas. Consultar as informações no Concentre usando a nossa integração é simples e rápido, porém antes de realizar as consultas é necessário contratar o produto Concentre da Serasa, a contratação pode ser feita através dos telefones 3004-7728 ou 0800-773-7728, a responsabilidade pela contratação é inteiramente do cliente. Já de posse dos seus dados de acesso ao Concentre envie-os para o time de Suporte do CV, o time realizará a configuração da integração no ambiente do cliente, após isso o sistema do CV estará pronto para realizar a análise de crédito.
Para conferir todas as APIs públicas do CV, consulte a nossa documentação em https://docs.cvcrm.com.br
Confira neste artigo:
- Dados de sua conta Concentre que o CV precisará para iniciar o processo internamente
- Preparando o Ambiente do CV
- Configurando o ambiente CV
- Configurando as Permissões nos Workflows de Reservas e Pré-cadastro
- Configurando as Permissões nos Perfis de Acesso
- Permissão nos Usuários Administrativos
- Fazendo a Análise de Crédito
Dados de sua conta Concentre que o CV precisará para iniciar o processo internamente:
- Usuário
- Senha
- Url (url de produção: https://sitenet43-2.serasa.com.br, url de homologação: https://mqlinuxext-2.serasa.com.br)
Preparando o Ambiente do CV
Após solicitar a integração e nos enviar os dados de acesso ao Concentre, nosso time fará a liberação no específico para que o botão de configuração da integração apareça no menu "Integrações".
Configurando o ambiente do CV
Agora que já temos o botão para configurar a integração com o Concentre, devemos inserir os dados de acesso, clicando em "Configurar".
Após preencher os dados, clique em "Gravar configurações".
Agora devemos selecionar quais usuários (gestor e imobiliária) possuirão acesso a este recurso, e selecionar as permissões dentro do Workflow de Reservas e Pré-Cadastro.
Configurando as Permissões nos Workflows de Reservas e Pré-Cadastro
O gestor poderá escolher em qual situação dentro dos workflows a consulta será realizada, para isto basta habilitar as opções referente ao Serasa/Análise de crédito dentro das configurações da situação desejada, caso as permissões não estejam habilitadas, o usuário não conseguirá realizar consultas enquanto a reserva estiver naquela situação.
As permissões possíveis são:
- Aprovar Análise da Construtora: a primeira análise que o usuário precisa aprovar dentro da análise de crédito é a análise da construtora, com esta permissão o usuário poderá aprovar essa análise, caso contrário será necessário solicitar tal aprovação.
- Aprovar Análise do Serasa: esta permissão é responsável por habilitar a aprovação da análise do Serasa, caso o usuário não tenha essa permissão, não conseguirá realizar esse processo, sendo necessário solicitar para algum outro usuário que possua permissão para aprovar a análise do Serasa.
- Aprovar Análise de Crédito: após realizar as análises o usuário que possui tal permissão irá aprovar ou reprovar a análise de crédito completa, permitindo ou negando a compra do imóvel, caso o usuário não possua tal permissão, será necessário solicitar para outro usuário que possua.
- Adicionar Observação na Análise de Crédito: com essa permissão ativa o usuário poderá escrever comentários referente à análise realizada.
- Buscar Serasa (tendo esta permissão deve poder passar para página do Serasa sem aprovar a primeira etapa): quando habilitada, essa permissão possibilitará a transição entre as páginas de análise sem que as análises tenham sido aprovadas, normalmente seria necessário aprovar uma análise para conseguir realizar a próxima, este cenário deixa de existir quando o usuário possui essa permissão ativa no sistema.
Configurando as Permissões nos Perfis de Acesso
Após configurar as permissões gerais nos workflows, devemos configurar as permissões nos perfis de usuários. Acesse o menu "Configurações" > "Perfis de Acesso".
Selecione o perfil desejado e clique em "Opções" > "Editar".
Selecione quais permissões deseja atribuir ao perfil de acesso selecionado, as permissões estão presentes nas opções "Cadastros", "Comercial" e "Configurações.
Em "Cadastros" temos a permissão para os usuários de imobiliária, pertencentes à este perfil de acesso, cadastrar e modificar a aprovação da análise de crédito.
Já em "Comercial" temos as seguintes permissões:
- Análises de Crédito Reprovadas: Listar Análises de Crédito Reprovadas;
- Análises de Crédito a serem aprovadas: Listar Análises de Crédito a serem aprovadas;
- Pré-Cadastro: Aprovar análise da Construtora;
- Pré-Cadastro: Aprovar análise do Serasa;
- Pré-Cadastro: Aprovar análise de crédito;
- Pré-Cadastro: Modificar dados da análise;
- Pré-Cadastro: Adicionar observação na análise;
- Reservas: Aprovar análise da Construtora;
- Reservas: Aprovar análise do Serasa;
- Reservas: Aprovar análise de crédito;
- Reservas: Modificar dados da análise;
- Reservas: Modificar dados da análise;
- Reservas: Adicionar observação na análise;
Por fim, em "Configurações" temos a permissão para os usuários administrativos cadastrarem/modificarem a aprovação da análise de crédito.
Permissões nos Usuários Administrativos
Acesse o menu "Configurações", "Usuários Administrativos" e selecione o usuário que deseja liberar a permissão, clicando em "Opções" > "Editar".
Obs.: este usuário deverá estar vinculado à um perfil de acesso que tenha as permissões necessárias para utilizar a análise do Serasa.
Defina o campo "Permitir solicitar análise do Serasa" para "Sim" e clique em "Salvar".
Volte à edição deste usuário e clique na guia "Alçada de análise de crédito".
Os seguintes campos poderão ser configurados como "Sim":
- "Aprovar análise de crédito";
- "Gestor de Alçada";
- "Aprovar sem Serasa";
Obs.: defina as permissões conforme as regras e necessidades da incorporadora.
Obs.: os valores e porcentagens da aprovação de alçadas são definidos pela incorporadora.
Seguindo as etapas indicadas nesse artigo, os usuários permitidos conseguirão utilizar as funcionalidades da integração com o Serasa.
Fazendo a Análise de Crédito
Com a integração pronta, a tela para análise de crédito aparecerá dentro das reservas e pré-cadastros. Para saber mais sobre o menu de análise de crédito das reservas, clique aqui. E para saber dos pré-cadastros, clique aqui.
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