Integração CV e Mega - Integrações e API

Criada por Gustavo Vidal, Modificado em Ter, 13 Mai na (o) 3:47 PM por Victoria Sbrogio

CV + Mega


A integração do CV com o Mega é um processo fluído feito através de APIs. O processo de integração é iniciado no Mega, onde é feito a criação do acesso à API e o cadastro dos Empreendimentos e Unidades, e esses empreendimentos com suas unidades são trazidos para o CV. 

A construção da reserva/proposta é feita no CV e disparada para o Mega onde ocorrerá a efetivação da venda, e em seguida a situação da reserva será alterada automaticamente para "Vendida" no workflow do CV. 

Caso precise de ajuda no processo de integração entre em contato conosco pelo Chat de suporte, mas para te auxiliar precisaremos que você nos envie suas credenciais da API do Mega (Usuário, Senha e URL), além dos dados dos empreendimentos e demais dados que serão tratados neste artigo. Para tal, disponibilizamos um modelo de preenchimento desses dados, clique aqui para baixá-lo.

Obs.: é necessário que você tenha contratado o Alexandria - Portal de Vendas Mega (antigo VIMOB).


Atenção!


A integração entre o CV CRM e o ERP MEGA, via VIMOB, não envia espaços complementares, como garagens, uma vez que o VIMOB só aceita um único item por unidade.


A ativação do VIMOB pode gerar custos adicionais na contratação implantação junto ao ERP MEGA. Recomendamos que você consulte o ERP para obter informações sobre esses valores.


 
Para conferir todas as APIs públicas do CV, consulte a nossa documentação em https://desenvolvedor.cvcrm.com.br


Confira neste artigo:

  1. Cadastro do Código Interno no Empreendimento;
  2. Cadastro de Séries de Tabelas de Preço;
  3. Cadastro de Portadores;
  4. Cadastro de Indexadores;
  5. Cadastro de Pessoas.
  1. Configurações Adicionais;
  2. Sincronizando Unidades;

Quais dados são integrados?


A integração entre o CV e Mega permite o envio de informações do CV para o Mega, conteúdo não há o recebimento de dados do Mega para o CV. Confira abaixo as informações suportadas por essa integração:


Módulo de vendas:
  • Envio de Propostas
  • Clientes
  • Comissão

Pós-Vendas:
  • Portal do Cliente
    - Segunda via de Boleto
    - Extrato
    - IR (Imposto de Renda)
    - Antecipação de parcelas


Preparando a integração no Mega:

  • Liberar a API do Portal de Vendas (Alexandria);
  • Obtenção de usuário, senha e URL da API (o usuário precisa ter permissão para cadastro total no Portal). Para saber como configurar um usuário para um empreendimento no Mega, clique aqui;
  • Liberação de acesso aos empreendimentos e blocos através do Alexandria. 

Atenção!
Caso tenha dúvidas de como liberar o acesso aos empreendimentos, clique aqui para ver o artigo na Base de Conhecimento do Mega.

 

Obs.: é necessário que o usuário informado tenha permissão total para cadastros no Mega.
Além disso, os procedimentos feitos no ambiente do Mega são de responsabilidade do cliente.

  

Preparando o Ambiente do CV

  • Solicitar ao time CV a exibição da integração Mega na tela de integrações do CV;
  • Cadastrar os empreendimentos com dados básicos (não precisa cadastrar etapas, blocos e unidades) ;
  • Inserir os códigos internos dos empreendimentos do Mega nos cadastros dos empreendimentos do CV.

 

Configurando o ambiente do CV

Insira os dados da integração no menu "Configurações" > "Integrações" > "Mega", e clique em "Gravar".


Cadastros no CV

1. Cadastro do Código Interno no Empreendimento:

Dentro do empreendimento, cadastre o código dos empreendimentos no campo "Código interno".

 

Em seguida, na tela da integração Mega, clique em "Sincronizar" para trazer os empreendimentos que tiverem os códigos internos previamente preenchidos.

 

Serão listados todos os empreendimentos que possuem seus códigos internos cadastrados.

 

Caso não tenha preenchido o código interno de algum empreendimento, também é possível adicioná-lo a partir dessa tela, clicando no botão "Integrar Empreendimento".

 

2. Cadastro de Séries de Tabelas de Preço:

Nas séries de tabela de preço as siglas das séries no CV deverão ser idênticas às configuradas no Mega.

  • Padrões permitidos:
    • S - Sinal
    • I - Intermediária
    • M - Mensal
    • C – Conclusão
  • Unidades permitidas dentro das séries:
    • 1 - Mensais
    • 2 - Bimestral
    • 6 - Semestral
    • 12 - Anual

 

3. Cadastro de Portadores:

São permitidos os seguintes portadores:

  • C - Carteira
  • K - Carta de Crédito
  • F - Financiamento
  • I - Financiamento Direto
  • G - FGTS
  • P - Permuta
  • S - Subsídio
  • B - Bem 

 

4. Cadastro de Indexadores:

Os indexadores deverão ser cadastrados no CV com o mesmo código dos indexadores cadastrados no Mega.

 

5. Cadastro de Pessoas:

Campos obrigatórios para todos os envolvidos na reserva:

  • Nome
  • Documento
  • Endereço
  • Telefone
Obs.: caso tenham associados participando da proposta, é obrigatório indicar a percentagem dessa participação. E caso todas as condições sejam cumpridas, a reserva será enviada em até 5 minutos.

 

Sincronização de Unidades

Com o(s) empreendimento(s) integrado(s), devemos realizar a sincronização das unidades e fazer configurações adicionais. 

 

1. Configurações Adicionais:

Nas configurações do empreendimento na integração, configure os seguintes campos:

  • Informar Comissões: temos 3 tipos de opções para esse campo. São eles:

    - Deduzir: envia o valor da proposta do CV com a informação de que a comissão será deduzida desse valor. O ERP Mega aplicará essa dedução ao processar a proposta;

    - Integrar o CV: envia o valor total da proposta, incluindo a comissão. O ERP receberá o valor da proposta completo, mantendo a comissão incluída;

    - Não Enviar a Comissão: Esta opção é intuitiva; a comissão será ignorada e não será enviada com a proposta.

  • Tipo Amortização: existem três tipos de amortização disponíveis: SACOC, Tabela Price e SAC. A escolha entre essas opções dependerá das regras de negócio. A amortização escolhida será aplicada às propostas enviadas ao ERP.

  • Taxa Amortização: esse campo representa a porcentagem que o cliente deseja aplicar ao tipo escolhido.

  • Tipo Reajuste: as opções de tipo de reajuste são Mensal e Anual. Assim como a amortização, a escolha do tipo de reajuste dependerá das regras de negócio.



  • Gera Resíduo: a geração de resíduo está relacionada às séries de pagamento. Em alguns casos, a divisão das parcelas pode resultar em uma dízima periódica, exigindo arredondamento para que o valor da série seja exato. Nesses casos, uma das parcelas pode ficar alguns centavos a mais ou a menos para que o valor total da série seja correto.

  • Coincidir Parcelas Mensais: você pode escolher entre as opções "Sim" e "Não" para determinar se as parcelas mensais devem coincidir com vencimentos de parcelas semestrais ou anuais. Isso permite que seja evitada coincidências indesejadas entre diferentes tipos de parcelas.

  • Tipo Juros VGV: esse campo oferece as opções de Juros Simples e Juros Compostos. A aplicação dessa modalidade também depende das regras de negócio. "Tipo Juros VGV" refere-se a um modelo de financiamento onde os juros do empréstimo são calculados com base no Valor Geral de Vendas (VGV) do empreendimento. O VGV é o valor total esperado das vendas de todas as unidades de um empreendimento imobiliário, seja ele residencial, comercial ou misto. Por exemplo, se um prédio tem 100 apartamentos, cada um sendo vendido por R$ 500.000, o VGV do empreendimento será R$ 50.000.000 (100 x R$ 500.000).

  • Fluxo de Venda Automatizado: se a opção estiver marcada como "Sim", após a conclusão bem-sucedida da reserva, esta será automaticamente alterada para "Vendida" no sistema CV. Caso esteja marcada como "Não", a alteração para "Vendida" deverá ser feita manualmente no CV.



  • Indexador pós-entrega: utiliza como referência a data de entrega do empreendimento ou da etapa. Esta indexação será aplicada apenas se alguma série de pagamento tiver parcelas que ultrapassem essa data.

  • Enviar duas correções em todas as séries: é possível enviar duas correções em todas as séries de pagamento.



Ao marcar essa "Sim", aparecerão os campos de data de referência para a segunda correção:


  • Data venda: temos as seguintes opções nesse campo:
    - Usar a Data do Contrato da Reserva: esta opção aplicará a data de venda como a data em que a reserva foi criada.

    - Data da Proposta: esta opção enviará a data em que o disparo para o ERP foi realizado, utilizando a data atual.


  • Data de referência VGV: este campo define a data de referência para aplicar a segunda correção com base no Valor Geral de Vendas.

  • Data de referência PV: este campo define a data de referência para aplicar a segunda correção com base no Valor Presente.
Obs.: tanto para a data de referência VGV quanto para a data de referência PV, temos as seguintes opções: 
- Data do cadastro da reserva;
- Data do envio da reserva;
- Data de entrega do empreendimento.


 

Nas configurações das séries na integração, os campos são semelhantes aos configurados anteriormente, mas são aplicados de forma específica a cada série de pagamento. É necessário definir para qual(is) série(s) as configurações serão aplicadas.

Obs.: quando as configurações são aplicadas de forma específica às séries de pagamento, essas configurações terão prioridade sobre as configurações gerais.





2. Sincronizando Unidades:

Após ter realizado as configurações adicionais do empreendimento e ter clicado em "Salvar", já é possível clicar "Sincronizar Unidades" para trazer as unidades do Mega.

Obs.: a sincronização pode levar um tempo maior nos empreendimentos que possuem muitas unidades.

 

 

Fluxo da Reserva/Venda

Para o envio da reserva ao Mega, basta adicioná-la à situação do workflow que possui a flag "Pode Faturar". No exemplo da imagem abaixo, para enviar a reserva ao Mega, bastaria mudar a situação da reserva para "Aguard. o Faturamento".

Obs.: é necessário existir uma situação no workflow de reserva vinculada à flag "Pode Faturar".

 

 

Vendas Efetivadas

Após o envio da reserva para o Mega, o sistema retorna o código interno da proposta (reserva) gerada para o CV. Para que a reserva seja automaticamente atualizada para a situação "Vendida" no workflow, é necessário habilitar o campo "Fluxo de Venda Automatizado".

Com este campo habilitado, as reservas mudarão para "Vendida" automaticamente ao ser vendida no Mega. Caso o fluxo de venda automatizado não esteja habilitado, basta alterar manualmente a situação do Workflow a Reserva.

 

Dica: se você tiver alguma dúvida sobre configurações e/ou liberações no Mega, clique aqui e acesse a Base de Conhecimento deles.



Envio de Comissões

Para saber como confiugrar o envio de comissões entre CV e Mega, clique aqui.

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