O Workflow é conhecido como o coração do sistema no CV. Ele é um termo em inglês que significa “fluxo de trabalho”, ou seja, o modo como os processos são realizados na sua empresa de forma que facilite e traga mais eficiência para sua maneira de trabalhar, sendo uma série de etapas a serem seguidas e concluídas sequencialmente ou não.
No Workflow de Reservas, é possível aplicar Ações, Permissões, Pré-requisitos e Flags, as quais o auxiliam no gerenciamento e na automação dos processos de reservas.
Configura neste artigo:
- Ações do Workflow de Reservas
- Pré-requisitos do Workflow de Reservas
- Flags Workflow de Reservas
- Permissões Workflow de Reservas
Ações do Workflow de Reservas
Uma das automações dos workflows são as Ações, que ocorrem na transição de uma situação do workflow para a outra. Dessa forma, você poderá configurar uma ação automática que será realizada quando a reserva passar da situação “A” para a situação “B”.
É possível, por exemplo, adicionar uma ação entre a situação “Nova Reserva” e “Em Análise Comercial” (que estão ligadas). Para adicionar uma ação, basta clicar duas vezes no círculo laranja para abrir o quadro “Editando de Nova Reserva Para Análise Comercial”.
No quadro de edições, você encontrará as seguintes “Ações”:
Ações de Enviar:
- Enviar e-mail ao corretor responsável: enviará um e-mail notificando a troca de situação da reserva para o corretor responsável;
- Enviar e-mail ao usuário que efetuou a alteração: enviará um e-mail notificando a troca de situação da reserva para o usuário que efetuou a alteração;
- Enviar e-mail ao cliente: enviará um e-mail notificando a troca de situação da reserva para o cliente;
- Enviar e-mail para os usuários administrativos: enviará um e-mail notificando a troca de situação da reserva para os usuários administrativos;
- Enviar e-mail ao cliente (Venda): enviará um e-mail notificando a troca de situação da reserva para a situação "Venda" ao cliente;
- Enviar e-mail aos usuários da imobiliária responsável: enviará um e-mail notificando a troca de situação da reserva para os usuários da imobiliária responsável;
- Enviar SMS ao cliente (Venda): enviará um SMS notificando a troca de situação da reserva para Venda ao cliente. Obs.: é necessário ter um pacote de SMS contratado.
- Enviar SMS ao cliente (Alteração da Situação): enviará um SMS notificando a troca de situação da reserva para o cliente. Obs.: é necessário ter um pacote de SMS contratado.
- Enviar e-mail aos correspondentes: enviará um e-mail notificando a troca de situação da reserva para os usuários correspondentes;
- Enviar e-mail para usuário imobiliária gestor de corretor: enviará um e-mail notificando a troca de situação da reserva para o usuário imobiliária gestor de corretor;
- Enviar e-mail de solicitação de aprovação da reserva: enviará um e-mail solicitando a aprovação da reserva.
Ações de Gerar:
- Gerar contratos automáticos: ao passar de situação, os contratos serão gerados automaticamente;
- Gerar comissão: ao passar de situação, as comissões serão geradas;
- Gerar repasse: ao passar de situação, os repasses serão gerados.
- Preencher Data da Venda: preencherá a data da venda com a data atual ao mudar de situação.
- Reprovar condições da tabela de preço: ao passar de situação, as condições da tabela de preço serão reprovadas;
- Modificar vencimento da reserva: ao passar de situação, a reserva terá seu vencimento modificado;
- Remover Espaços Complementares: ao passar de situação, a reserva terá os espaços complementares removidos;
- Atualizar Corretor do Lead: ao passar de situação, o lead terá o corretor atualizado;
- Alterar situação do lead para flag “Em Atendimento”: ao passar de situação, o lead irá para a flag “Em Atendimento”.
- Cancelar comissão (Escolhe quais pagamentos serão cancelados): ao passar de situação, a comissão será cancelada e você poderá escolher quais pagamentos serão cancelados.
Obs.: caso você tenha integração ativa com Sienge, Bexs, Uau, Informakon, Linkpay, Webhook, serão exibidas outras ações (de acordo com a integração ativa em seu painel).
Pré-requisitos do Workflow de Reservas
Os Pré-requisitos são configurados na mesma caixa que as Ações. E assim como as Ações, podemos definir os pré-requisitos na situação de workflow que desejamos.
Eles fazem com que uma situação só passe para outra quando esse pré-requisito for cumprido. Por exemplo, se adicionarmos o pré-requisito “Proposta aprovada” entre “Novo Reserva” e “Em Análise Comercial”, isso quer dizer a situação “Novo Reserva” só passará para “Em Análise Comercial” se tiver a proposta aprovada.
Pré-requisitos:
- Ter documentos obrigatórios anexados: precisa ter documentos obrigatórios anexados para passar de situação;
- Proposta aprovada: precisa ter proposta aprovada para passar de situação;
- Dados cadastrais preenchidos: precisa ter os dados cadastrais preenchidos para passar de situação;
- Sem validação de dados cadastrais: poderá passar de situação sem ter a validação dos dados cadastrais;
- Contrato gerado: precisa ter o contrato gerado para passar de situação;
- Contrato assinado: precisa ter o contrato assinado para passar de situação;
- Código interno incluído: precisa ter o código interno incluído para passar de situação;
- Não Possui Contratos Gerados sem Validar: precisa ter todos os contratos gerados validados para passar de situação;
- Dados bancários preenchidos: precisa ter os dados bancários preenchidos para passar de situação;
- Ter valores de financiamento preenchidos: precisa ter os valores do financiamento preenchidos para passar de situação;
- Ter empresa correspondente selecionada: precisa ter empresa correspondente selecionada para passar de situação;
- Ter campanha adicionada: precisa ter campanha adicionada para passar de situação;
- Soma dos valores das regras de comissão deve ser igual ao total do valor da comissão: a soma dos valores das regras de comissão deverá ser igual ao total do valor da comissão para passar de situação;
- Ter proposta preenchida: precisa ter a proposta preenchida para passar de situação;
- Classificação do cliente preenchida: precisa ter a classificação do cliente preenchida para passar de situação;
- Ter tipo de venda associada: precisa ter o tipo de venda associada preenchida para passar de situação;
- Ter todos os campos do Sienge preenchido: precisa ter todos os campos do Sienge preenchido para passar de situação (caso tenha integração);
- Preencher portador e indexador da condição de pagamento: precisa ter os campos de portador e indexador da condição de pagamento preenchidos para passar de situação;
- Dados completo do Corretor: precisa ter todos os dados do corretor preenchidos para passar de situação;
- Vencimento da condição retroativa: precisa ter o vencimento da condição retroativa para passar de situação;
- Contrato assinado em informações: precisa ter a indicação que o contrato foi assinado na área "Informações" para passar de situação;
- Ter Contrato de Distrato Gerado: precisa ter o contrato de distrato gerado para passar de situação;
- Ter aprovação jurídica: precisa ter aprovação jurídica para passar de situação;
- Ter data de venda preenchida: precisa ter a data de venda preenchida para passar de situação;
- Não ter código interno: não ter o código interno cadastrado para passar de situação;
- Ter código interno: precisa ter o código interno cadastrado para passar de situação;
- Campos adicionais obrigatórios preenchidos: precisa ter os campos adicionais obrigatórios preenchidos para passar de situação;
- Checklist obrigatórios preenchidos: precisa ter o checklist obrigatório preenchido para passar de situação;
- Análise Serasa aprovada: precisa ter a análise Serasa aprovada para passar de situação;
- Série SINAL ou ATO paga: precisa ter a série SINAL ou Ato paga para passar de situação;
- Valor do financiamento menor ou igual ao valor aprovado: precisa ter o valor do financiamento menor ou igual ao valor aprovado para passar de situação;
- Ter espaço complementar associado: precisa ter o espaço complementar associado para passar de situação;
- Valor do FGTS menor ou igual ao valor aprovado: precisa ter o valor do FGTS menor ou igual ao valor aprovado para passar de situação;
- Valor do subsídio menor ou igual ao valor aprovado: precisa ter o valor do subsídio menor ou igual ao valor aprovado para passar de situação;
- Ter todos os documentos obrigatórios anexados e aprovados: precisa ter todos os documentos obrigatórios anexados e aprovados para passar de situação;
- Verificar se a renda do(s) proponente(s) se enquadra na faixa de renda da unidade: a renda do(s) proponente(s) precisa se enquadrar na faixa de renda configurada na unidade;
- Verificar se o valor do ATO é maior que a comissão: o valor do ATO precisa ser maior que a comissão para passar de situação.
Flags do Workflow de Reservas
As Flags são ferramentas de gerenciamento e de automação. Atualmente, existem 21 Flags disponíveis no Workflow de Reservas. Cada uma delas poderá ser utilizada ou não, de acordo com o modelo de negócio seguido por cada incorporadora. Porém, existem 3 Flags que são obrigatórias, pois sem elas o CV não funcionará corretamente. São elas: “Início”, “Fim” e “Cancelado”.
Para conhecer as flags do Workflow de Reservas, clique aqui.
Permissões do Workflow de Reservas
As Permissões do workflow são campos em checkbox que vão delimitar o que os usuários poderão modificar ou executar nas reservas.
No Workflow de Reservas existem permissões designadas para os painéis: Gestor, Corretor, Imobiliária, Correspondente, Geral e Cliente. Algumas permissões serão iguais para todos os painéis e outras específicas para um determinado painel.
Para conhecer as permissões do Workflow de Reservas, clique aqui.
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