O Workflow é conhecido como o coração do sistema no CV. Ele é um termo em inglês que significa “fluxo de trabalho”, ou seja, o modo como os processos são realizados na sua empresa de forma que facilite e traga mais eficiência para sua maneira de trabalhar, sendo uma série de etapas a serem seguidas e concluídas sequencialmente ou não.
No Workflow de Pré-cadastro, é possível aplicar Ações, Permissões, Pré-requisitos e Flags, as quais o auxiliam no gerenciamento e na automação dos processos de pré-cadastros.
Confira neste artigo:
- Ações do Workflow de Pré-cadastro
- Pré-requisitos do Workflow de Pré-cadastro
- Flags Workflow de Pré-cadastro
- Permissões Workflow de Pré-cadastro
Ações do Workflow de Pré-cadastro
Uma das automações dos workflows são as Ações, que ocorrem na transição de uma situação do workflow para a outra. Dessa forma, você poderá configurar uma ação automática que será realizada quando o pré-cadastro passar da situação “A” para a situação “B”.
É possível, por exemplo, adicionar uma ação entre a situação “Novo” e “Em Andamento” (que estão ligadas). Para adicionar uma ação, basta clicar duas vezes no círculo laranja para abrir o quadro “Editando de Novo para Em Andamento”.
No quadro de edições, você encontrará as seguintes “Ações”:
- Enviar e-mail para alterar situação: enviará um e-mail notificando a troca de situação do pré-cadastro para o responsável.
- Enviar E-mail para usuário administrativo: enviará um e-mail notificando a troca de situação do pré-cadastro para o usuário administrativo;
- Enviar E-mail para corretor: enviará um e-mail notificando a troca de situação do pré-cadastro para o corretor;
- Enviar e-mail para Usuário Imobiliária: enviará um e-mail notificando a troca de situação do pré-cadastro para o usuário imobiliária;
- Enviar e-mail para correspondente: enviará um e-mail notificando a troca de situação do pré-cadastro para o correspondente;
- Enviar e-mail para usuário imobiliária gestor de corretor: enviará um e-mail notificando a troca de situação do pré-cadastro para o usuário imobiliária que for gestor do corretor, caso esteja vinculado a ele;
- Renovar o vencimento do pré-cadastro: irá renovar o vencimento do pré-cadastro quando trocar de situação;
- Enviar e-mail todos os correspondentes da empresa: enviará um e-mail notificando a troca de situação do pré-cadastro para todos os correspondentes da empresa.
Pré-requisitos do Workflow de Pré-cadastro
Os Pré-requisitos são configurados na mesma caixa que as Ações. E assim como as Ações, podemos definir os pré-requisitos na situação de workflow que desejamos.
Eles fazem com que uma situação só passe para outra quando esse pré-requisito for cumprido. Por exemplo, se adicionarmos o pré-requisito “Ter todos os documentos obrigatórios anexados” entre “Novo” e “Em Atendimento”, isso quer dizer a situação “Novo” só passará para “Em Atendimento” se tiver todos os documentos obrigatórios anexados.
Pré-requisitos:
- Ter a empresa correspondente selecionada: precisa ter a empresa correspondente selecionada para passar de situação;

- Validação de documentos obrigatórios: precisa ter os documentos obrigatórios validados para passa de situação;

- Ter pré-cadastro aprovado: precisa ter o pré-cadastro aprovado para passar de situação;

- Ter Análise Serasa aprovada: precisa ter a análise do Serasa aprovada para passar de situação;

- Campos Adicionais obrigatórios preenchidos: precisa ter os campos adicionais obrigatórios preenchidos para passar de situação;

- Ter usuário correspondente selecionado: precisa ter o usuário correspondente selecionado para passar de situação;

- Ter todos os documentos obrigatório anexados e aprovado: precisa ter todos os documentos obrigatórios anexados e aprovados para passar de situação;

- Ter checklist preenchido: precisa ter o checklist preenchido para passar de situação;

- Ter todos os documentos obrigatórios anexados: precisa ter todos os documentos obrigatórios anexados para passar de situação.

Flags do Workflow de Pré-cadastro
As Flags são ferramentas de gerenciamento e de automação. Atualmente, existem 10 Flags disponíveis no Workflow de Pré-cadastro. Cada uma delas poderá ser utilizada ou não, de acordo com o modelo de negócio seguido por cada incorporadora.
Porém, existem 3 Flags que são obrigatórias, pois sem elas o CV não funcionará corretamente. São elas: “Início”, “Fim” e “Cancelado”.
Para conhecer as flags do Workflow de Pré-cadastro, clique aqui.
Permissões do Workflow de Pré-cadastro
As Permissões do workflow são campos em checkbox que vão delimitar o que os usuários poderão modificar ou executar na esteira.
No Workflow de Pré-cadastro existem permissões designadas para os painéis: Gestor, Corretor, Imobiliária, Correspondente, Geral e Cliente. Algumas permissões serão iguais para todos os painéis e outras específicas para um determinado painel.
Permissões para Alterar:
- Alterar situação do pré-cadastro: permissão para o usuário alterar a situação do pré-cadastro.
- Alterar vencimento do pré-cadastro: permissão para o usuário alterar o vencimento do pré-cadastro.
- Alterar situação dos documentos: permissão para o usuário alterar a situação dos documentos.
- Alterar dados da série de tabela de preço: permissão para o usuário alterar os dados da série de tabela de preço.
- Alterar Checklist: permissão para o usuário alterar o checklist.
- Alterar participação de pagamento do associado: permissão para o usuário alterar a participação de pagamento do associado.
- Não permitir impressão de Ficha: o usuário não terá permissão para imprimir a ficha do pré-cadastro.
- Não permitir alterar renda familiar: o usuário não terá permissão para alterar a renda familiar.
- Remover documentos: permissão para o usuário remover documentos.
- Adicionar/Remover associado: permissão para o usuário adicionar ou remover um associado do pré-cadastro.
- Adicionar testemunha a partir do pré-cadastro: permissão para o usuário adicionar uma testemunha no pré-cadastro.
Permissões Contratos:
- Gerar Contratos: permissão para o usuário gerar o contrato no pré-cadastro.
- Cancelar contrato: permissão para o usuário cancelar o contrato no pré-cadastro.
- Abrir contrato: permissão para o usuário abrir o contrato no pré-cadastro.
- Abrir contrato em PDF: permissão para o usuário abrir o contrato no formato PDF no pré-cadastro.
- Marcar todos os contratos: permissão para o usuário marcar/selecionar todos os contratos no pré-cadastro.
- Remover contratos: permissão para o usuário remover o contrato no pré-cadastro.
Permissões para Enviar:
- Enviar documentos: permissão para o usuário enviar documentos.
- Enviar e-mail para o cliente completar o cadastro: permissão para o usuário enviar um e-mail para o cliente completar o cadastro.
Permissões para Aprovar:
- Aprovar Pré-cadastro: permissão para o usuário aprovar o pré-cadastro.
- Aprovar Análise da Construtora: permissão para o usuário aprovar a análise da construtora.
- Aprovar Análise do Serasa: permissão para o usuário aprovar a análise do Serasa.
- Aprovar Análise de Crédito: permissão para o usuário aprovar a análise de crédito.
Permissões para Editar:
- Editar campos adicionais: permissão para o usuário editar os campos adicionais.
- Editar dados do Pré-cadastro: permissão para o usuário editar os dados do pré-cadastro.
- Editar dados do cliente: permissão para o usuário editar os dados do cliente no pré-cadastro.
- Editar dados dos associados: permissão para o usuário editar os dados dos associados no pré-cadastro.
Permissões para Selecionar:
- Selecionar Empresa Correspondente: permissão para o usuário selecionar a empresa correspondente.
- Selecionar Usuário Correspondente: permissão para o usuário selecionar o usuário correspondente.
Permissões Modificar (Apenas Painel do Cliente):
- Modificar informações: permissão para o cliente modificar as informações.
- Modificar documentação: permissão para o cliente modificar a documentação.
Outras Permissões:
- Agendar visitas de financiamento: permissão para o usuário agendar visitas de financiamento.
- Iniciar simulação: permissão para o usuário iniciar uma simulação através do pré-cadastro.
- Renovar vencimento do pré-cadastro: permissão para o usuário renovar o vencimento do pré-cadastro.
- Copiar e-mail: permissão para o usuário copiar o e-mail.
- Adicionar Observação na Análise de Crédito: permissão para o usuário adicionar observação na análise de crédito.
- Iniciar Reserva: permissão para o usuário iniciar uma reserva através do pré-cadastro.
- Ignorar vencimento do pré-cadastro. (Não vencer) – Geral: permissão para o usuário ignorar o vencimento do pré-cadastro.
- Cadastre-se como testemunha: permissão para o usuário se cadastrar como testemunha no pré-cadastro.
- Visualizar documentos: permissão para o usuário visualizar os documentos do pré-cadastro.
- Download de documentos: permissão para o usuário fazer o download/baixar os documentos no pré-cadastro.
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