O Workflow é conhecido como o coração do sistema no CV. Ele é um termo em inglês que significa “fluxo de trabalho”, ou seja, o modo como os processos são realizados na sua empresa de forma que facilite e traga mais eficiência para sua maneira de trabalhar, sendo uma série de etapas a serem seguidas e concluídas sequencialmente ou não.
No Workflow de Comissões, é possível aplicar Ações, Permissões, Pré-requisitos e Flags, as quais o auxiliam no gerenciamento e na automação dos processos de comissões.
Confira neste artigo:
- Ações do Workflow de Comissões
- Pré-requisitos do Workflow de Comissões
- Flags Workflow de Comissões
- Permissões Workflow de Comissões
Ações do Workflow de Comissões
Uma das automações dos workflows são as Ações, que ocorrem na transição de uma situação do workflow para a outra. Dessa forma, você poderá configurar uma ação automática que será realizada quando a comissão passar da situação “A” para a situação “B”.
É possível, por exemplo, adicionar uma ação entre a situação “Início” e “Em Processo” (que estão ligadas). Para adicionar uma ação, basta clicar duas vezes no círculo laranja para abrir o quadro “Editando de Início para Em Processo”.
No quadro de edições, você encontrará as seguintes “Ações”:
- Enviar e-mail para os usuários da imobiliária: envia um e-mail para os usuários da imobiliária notificando a alteração de situação;
- Enviar e-mail para o corretor: envia um e-mail para o corretor responsável notificando a alteração de situação;
- Enviar e-mail para o usuário que modificou: envia um e-mail para o usuário que modificou a comissão;
- Enviar e-mail para os usuários administrativos: envia um e-mail para os usuários administrativos;
- Liberar pagamentos da Pagadoria: envia um e-mail para o usuário que modificou notificando a alteração de situação;
- Cancelar pagamentos da Pagadoria: cancela os pagamentos da Pagadoria quando mudar de situação;
- Enviar pagamento à Pagadoria: envia os pagamentos à Pagadoria quando mudar de situação;
- Enviar primeiro recibo de comissão para os beneficiários da comissão: envia por e-mail a cada comissionado o recibo do primeiro pagamento de comissão;
- Enviar demais recibos de comissão para os beneficiários da comissão: envia por e-mail a cada comissionado todos os recibos dos pagamentos de comissão, exceto o primeiro;
- Enviar primeiro recibo de prêmio para os beneficiários da comissão: envia por e-mail a cada comissionado o recibo do primeiro pagamento de prêmio;
- Enviar demais recibos de prêmio para os beneficiários da comissão: envia por e-mail a cada comissionado todos os recibos dos pagamentos de prêmio, exceto o primeiro.
Pré-requisitos do Workflow de Comissões
Os Pré-requisitos são configurados na mesma caixa que as Ações. E assim como as Ações, podemos definir os pré-requisitos na situação de workflow que desejamos.
Eles fazem com que uma situação só passe para outra quando esse pré-requisito for cumprido. Por exemplo, se adicionarmos o pré-requisito “Data de pagamento cadastrada” entre “Início” e “Em Processo”, isso quer dizer a situação “Início” só passará para “Em Processo” se tiver a data do pagamento cadastrada.
Pré-requisitos:
- Data de pagamento cadastrada: mudará de situação se a data de pagamento estiver cadastrada;

- Número da nota fiscal cadastrado: mudará de situação se o número da nota fiscal estiver cadastrado;

- Ter RPA Gerada: mudará de situação se o RPA já estiver gerado;

- Checklists obrigatórios preenchidos: mudará de situação se os checklists obrigatórios estiverem preenchidos.

Flags do Workflow de Comissões
As Flags são ferramentas de gerenciamento e de automação. Atualmente, existem 5 Flags disponíveis no Workflow de Comissões. Cada uma delas poderá ser utilizada ou não, conforme o modelo de negócio seguido por cada incorporadora.
Porém, existem 3 Flags que são obrigatórias, pois sem elas o CV não funcionará corretamente. São elas: “Início”, “Fim” e “Cancelado”.
Para conhecer as flags do Workflow de Comissões, clique aqui.
Permissões do Workflow de Comissões
As Permissões do workflow são campos em checkbox que vão delimitar o que os usuários poderão modificar ou executar.
No Workflow de Comissões existem permissões designadas para os painéis: Gestor, Corretor e Imobiliária. Algumas permissões serão iguais para todos os painéis e outras específicas para um determinado painel.
Permissões para Alterar:
- Alterar situação: permissão para o usuário alterar a situação das comissões.
- Alterar número da nota fiscal: permissão para o usuário alterar o número da nota fiscal das comissões.
- Alterar Checklist: permissão para o usuário alterar o checklist.
- Alterar valor pagamento: permissão para o usuário alterar o valor do pagamento da comissão.
Permissões para Checar:
- Checar pagamento na Pagadoria Paulista: permissão para o usuário checar os pagamentos na Pagadoria Paulista.
- Checar pagamento na Pagadoria Linkpay: permissão para o usuário checar os pagamentos na Pagadoria Linkpay.
Permissões para Liberar:
- Liberar pagamento de beneficiário na Pagadoria: permissão para o usuário liberar o pagamento de beneficiário na Pagadoria.
- Liberar boleto da Pagadoria: permissão para o usuário liberar o boleto na Pagadoria.
Permissões para Gerar:
- Gerar RPA: permissão para o usuário gerar RPA.
- Gerar Boleto na Pagadoria Linkpay: permissão para o usuário gerar boleto na Pagadoria Linkpay.
Permissões para Cancelar:
- Cancelar boleto da Pagadoria: permissão para o usuário cancelar o boleto da Pagadoria.
- Cancelar boleto da Pagadoria Linkpay: permissão para o usuário cancelar o boleto da Pagadoria Linkpay.
Outras Permissões:
- Enviar mensagem com anexo: permissão para o usuário enviar mensagem com anexo.
- Gerenciar pagamentos: permissão para o usuário gerenciar os pagamentos.
- Bloquear pagamento de beneficiário na Pagadoria: permissão para o usuário bloquear o pagamento de beneficiário na Pagadoria.
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