O Workflow é conhecido como o coração do sistema no CV. Ele é um termo em inglês que significa “fluxo de trabalho”, ou seja, o modo como os processos são realizados na sua empresa de forma que facilite e traga mais eficiência para sua maneira de trabalhar, sendo uma série de etapas a serem seguidas e concluídas sequencialmente ou não.
No Workflow de Repasses, é possível aplicar Ações, Permissões, Pré-requisitos e Flags, as quais o auxiliam no gerenciamento e na automação dos processos de repasses.
Confira neste artigo:
- Ações do Workflow de Repasses
- Pré-requisitos do Workflow de Repasses
- Flags Workflow de Repasses
- Permissões Workflow de Repasses
Ações do Workflow de Repasses
Uma das automações dos workflows são as Ações, que ocorrem na transição de uma situação do workflow para a outra. Dessa forma, você poderá configurar uma ação automática que será realizada quando a simulação passar da situação “A” para a situação “B”.
É possível, por exemplo, adicionar uma ação entre a situação “Cessão” e “Tentativa inicial” (que estão ligadas). Para adicionar uma ação, basta clicar duas vezes no círculo laranja para abrir o quadro “Editando de Cessão para Tentativa inicial”.
No quadro de edições, você encontrará as seguintes “Ações”:
- Enviar e-mail para o correspondente: enviará um e-mail notificando a alteração de situação para o correspondente;
- Enviar e-mail para o usuário/correspondente que efetuou a alteração: enviará um e-mail notificando a alteração de situação para o usuário/ correspondente que efetuou a alteração;
- Enviar e-mail para a imobiliária: enviará um e-mail notificando a alteração de situação para a imobiliária;
- Enviar e-mail para o corretor: enviará um e-mail notificando a alteração de situação para o corretor;
- Enviar e-mail para os usuários administrativos: enviará um e-mail notificando a alteração de situação para os usuários administrativos;
- Informar nas comissões assinatura do contrato com o banco: informará nas comissões a assinatura do contrato com o banco quando mudar de situação;
- Enviar e-mail para o cliente do repasse: enviará um e-mail notificando a alteração de situação para o cliente do repasse.
Pré-requisitos do Workflow de Repasses
Os Pré-requisitos são configurados na mesma caixa que as Ações. E assim como as Ações, podemos definir os pré-requisitos na situação de workflow que desejamos.
Eles fazem com que uma situação só passe para outra quando esse pré-requisito for cumprido. Por exemplo, se adicionarmos o pré-requisito “Não possuir visita de repasse ativa” entre “Cessão” e “Tratativa inicial”, isso quer dizer a situação “Cessão” só passará para “Tratativa inicial” se o repasse não tiver nenhuma visita ativa.
Pré-requisitos:
- Reserva de cessão: precisa ter reserva de cessão para a situação mudar;
- Parcela baixada: precisa ter a parcela baixada para a situação mudar;
- Valor financiado incluído: precisa ter o valor do financiamento incluído no repasse para a situação mudar;
- Documento anexado validado: precisa ter o documento anexado e validado no repasse para a situação mudar;
- Nº do contrato incluído: precisa ter o número do contrato incluído no repasse para a situação mudar;
- Data do registro incluída: precisa ter a data do registro incluída no repasse para a situação mudar;
- Documentos obrigatórios anexados e aprovados: precisa ter os documentos obrigatórios anexados e aprovados no repasse para a situação mudar;
- Agência incluída: precisa ter agência incluída no repasse para a situação mudar;
- Correspondente incluído: precisa ter o correspondente incluído no repasse para a situação mudar;
- Contrato Adimplente: o contrato precisa estar adimplente no repasse para a situação mudar;
- Liberar assinatura: precisa ter a assinatura liberada no repasse para a situação mudar;
- Contrato Inadimplente: o contrato precisa estar inadimplente no repasse para a situação mudar;
- Não possuir visita de repasse ativa: o repasse não pode ter visita ativa para a situação mudar;
- Documentação e renda aprovadas: precisa ter a documentação e renda aprovadas no repasse para a situação mudar;
- Documentação ou renda reprovada: precisa ter a documentação ou a renda reprovada no repasse para a situação mudar;
- Próxima Ação Preenchida: precisa ter próxima ação preenchida no repasse para a situação mudar;
- Data de Assinatura: precisa ter data de assinatura no repasse para a situação mudar;
- ITBI Pago: precisa ter o ITBI pago para a situação mudar;
- Registro Pago: precisa ter o registro pago para a situação mudar;
- Laudêmio pago ou não se aplica: o laudêmio deve estar pago ou não aplicável no repasse para a situação mudar;
- Número de matrícula incluído: precisa ter o número de matrícula incluído no repasse para a situação mudar;
- Campos Adicionais obrigatórios preenchidos: precisa ter os campos adicionais obrigatórios preenchidos no repasse para a situação mudar.
Flags do Workflow de Repasses
As Flags são ferramentas de gerenciamento e de automação. Atualmente, existem 5 Flags disponíveis no Workflow de Repasses. Cada uma delas poderá ser utilizada ou não, de acordo com o modelo de negócio seguido por cada incorporadora.
Porém, existem 3 Flags que são obrigatórias, pois sem elas o CV não funcionará corretamente. São elas: “Início”, “Fim” e “Cancelado”.
Flags:
- Flag “Início”: esta flag é a etapa inicial da criação do repasse, ou seja, ao criar um repasse ele será vinculado a essa flag.
- Flag “Fim”: esta flag é a etapa final do repasse.
- Flag “Cancelado”: o repasse será vinculado a essa flag quando for cancelado.
- Flag “Distrato”: se o repasse for distratado, ele deverá ser vinculado a essa flag.
- Flag “Cessão”: se o repasse sofrer cessão, ele deverá ser vinculado a essa flag.
Permissões do Workflow de Repasses
As Permissões do workflow são campos em checkbox que vão delimitar o que os usuários poderão modificar ou executar.
No Workflow de Repasses existem permissões designadas para os painéis: Gestor e Correspondente.
Permissões para Alterar:
- Alterar situação: permissão para o usuário alterar a situação.
- Alterar próxima ação: permissão para o usuário alterar a próxima ação.
- Alterar valor previsto: permissão para o usuário alterar o valor previsto.
- Alterar valor dívida: permissão para o usuário alterar o valor da dívida.
- Alterar parcela baixada: permissão para o usuário alterar a parcela baixada.
- Alterar inadimplência: permissão para o usuário alterar a inadimplência.
- Alterar situação dos documentos: permissão para o usuário alterar a situação dos documentos.
- Alterar correspondente bancário: permissão para o usuário alterar o correspondente bancário.
- Alterar agência: permissão para o usuário alterar a agência.
- Alterar número do contrato: permissão para o usuário alterar o número do contrato.
- Alterar data do registro: permissão para o usuário alterar a data do registro.
- Alterar liberação de assinatura: permissão para o usuário alterar a liberação de assinatura.
- Alterar pesquisa: permissão para o usuário alterar a pesquisa.
- Alterar Valor do FGTS: permissão para o usuário alterar o valor do FGTS.
- Alterar valor subsídio: permissão para o usuário alterar o valor do subsídio.
- Alterar parcela de conclusão: permissão para o usuário alterar a parcela de conclusão.
- Alterar saldo devedor: permissão para o usuário alterar o saldo devedor.
- Alterar data de assinatura: permissão para o usuário alterar a data da assinatura.
- Alterar recebendo financiamento: permissão para o usuário alterar o recebimento do financiamento.
- Alterar aprovação de documentação: permissão para o usuário alterar a aprovação de documentação.
- Alterar aprovação de renda: permissão para o usuário alterar a aprovação de renda.
- Alterar registro pago: permissão para o usuário alterar o registro pago.
- Alterar ITBI pago: permissão para o usuário alterar o ITBI pago.
- Alterar valor do registro: permissão para o usuário alterar o valor do registro.
- Alterar número de matrícula: permissão para o usuário alterar o número de matrícula.
- Alterar data de contrato contabilizado: permissão para o usuário alterar a data do contrato contabilizado.
- Alterar data de contrato liberado para o repasse: permissão para o usuário alterar a data do contrato liberado para o repasse.
- Alterar data de unidade liberada pela Assistência Técnica: permissão para o usuário alterar a data de unidade liberada pela Assistência Técnica.
- Alterar data de laudo liberado pela Engenharia CEF: permissão para o usuário alterar a data do laudo liberado pela Engenharia CEF.
- Alterar data de recurso liberado: permissão para o usuário alterar a data do recurso liberado.
- Alterar Checklist: permissão para o usuário alterar o Checklist de repasse.
- Alterar status de visita de financiamento: permissão para o usuário alterar o status da visita de financiamento para "Liberada" ou "Não Liberada".
Permissões para Enviar:
- Enviar mensagens: permissão para o usuário enviar mensagens.
- Enviar documentos: permissão para o usuário enviar documentos.
Permissões para Contrato:
- Contrato Liquidado: permissão para o usuário alterar se o contrato está ou não liquidado.
- Contrato Quitado: permissão para o usuário alterar se o contrato está ou não quitado.
Outras Permissões:
- Remover documentos: permissão para o usuário remover os documentos.
- Visitas de financiamento: permissão para o usuário agendar visitas de financiamento.
- Laudêmio pago: permissão para o usuário alterar se o laudêmio está ou não pago.
- Condições de pagamento: permissão para o usuário visualizar e alterar as condições de pagamento.
- Visualizar documentos: permissão para o usuário visualizar os documentos do repasse.
- Download de documentos: permissão para o usuário fazer o download/baixar os documentos do repasse.
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