Workflow de Repasses - Painel do Gestor

Criada por Gustavo Vidal, Modificado em Qui, 8 Mai na (o) 5:24 PM por Gustavo Vidal

 

O Workflow é conhecido como o coração do sistema no CV. Ele é um termo em inglês que significa “fluxo de trabalho”, ou seja, o modo como os processos são realizados na sua empresa de forma que facilite e traga mais eficiência para sua maneira de trabalhar, sendo uma série de etapas a serem seguidas e concluídas sequencialmente ou não.

No Workflow de Repasses, é possível aplicar Ações, Permissões, Pré-requisitos e Flags, as quais o auxiliam no gerenciamento e na automação dos processos de repasses.


Confira neste artigo:


Ações do Workflow de Repasses

Uma das automações dos workflows são as Ações, que ocorrem na transição de uma situação do workflow para a outra. Dessa forma, você poderá configurar uma ação automática que será realizada quando a simulação passar da situação “A” para a situação “B”.

É possível, por exemplo, adicionar uma ação entre a situação “Cessão” e “Tentativa inicial” (que estão ligadas). Para adicionar uma ação, basta clicar duas vezes no círculo laranja para abrir o quadro “Editando de Cessão para Tentativa inicial”.

 

No quadro de edições, você encontrará as seguintes “Ações”: 

  • Enviar e-mail para o correspondente: enviará um e-mail notificando a alteração de situação para o correspondente;
  • Enviar e-mail para o usuário/correspondente que efetuou a alteração: enviará um e-mail notificando a alteração de situação para o usuário/ correspondente que efetuou a alteração;
  • Enviar e-mail para a imobiliária: enviará um e-mail notificando a alteração de situação para a imobiliária;
  • Enviar e-mail para o corretor: enviará um e-mail notificando a alteração de situação para o corretor;
  • Enviar e-mail para os usuários administrativos: enviará um e-mail notificando a alteração de situação para os usuários administrativos;
  • Informar nas comissões assinatura do contrato com o banco: informará nas comissões a assinatura do contrato com o banco quando mudar de situação;
  • Enviar e-mail para o cliente do repasse: enviará um e-mail notificando a alteração de situação para o cliente do repasse.

 

Pré-requisitos do Workflow de Repasses

Os Pré-requisitos são configurados na mesma caixa que as Ações. E assim como as Ações, podemos definir os pré-requisitos na situação de workflow que desejamos.

Eles fazem com que uma situação só passe para outra quando esse pré-requisito for cumprido. Por exemplo, se adicionarmos o pré-requisito “Não possuir visita de repasse ativa” entre “Cessão” e “Tratativa inicial”, isso quer dizer a situação “Cessão” só passará para “Tratativa inicial” se o repasse não tiver nenhuma visita ativa.

 

Pré-requisitos:

  • Reserva de cessão: precisa ter reserva de cessão para a situação mudar;
  • Parcela baixada: precisa ter a parcela baixada para a situação mudar;
  • Valor financiado incluído: precisa ter o valor do financiamento incluído no repasse para a situação mudar;
  • Documento anexado validado: precisa ter o documento anexado e validado no repasse para a situação mudar;
  • Nº do contrato incluído: precisa ter o número do contrato incluído no repasse para a situação mudar;
  • Data do registro incluída: precisa ter a data do registro incluída no repasse para a situação mudar;
  • Documentos obrigatórios anexados e aprovados: precisa ter os documentos obrigatórios anexados e aprovados no repasse para a situação mudar;
  • Agência incluída: precisa ter agência incluída no repasse para a situação mudar;
  • Correspondente incluído: precisa ter o correspondente incluído no repasse para a situação mudar;
  • Contrato Adimplente: o contrato precisa estar adimplente no repasse para a situação mudar;
  • Liberar assinatura: precisa ter a assinatura liberada no repasse para a situação mudar;
  • Contrato Inadimplente: o contrato precisa estar inadimplente no repasse para a situação mudar;
  • Não possuir visita de repasse ativa: o repasse não pode ter visita ativa para a situação mudar;
  • Documentação e renda aprovadas: precisa ter a documentação e renda aprovadas no repasse para a situação mudar;
  • Documentação ou renda reprovada: precisa ter a documentação ou a renda reprovada no repasse para a situação mudar;
  • Próxima Ação Preenchida: precisa ter próxima ação preenchida no repasse para a situação mudar;
  • Data de Assinatura: precisa ter data de assinatura no repasse para a situação mudar;
  • ITBI Pago: precisa ter o ITBI pago para a situação mudar;
  • Registro Pago: precisa ter o registro pago para a situação mudar;
  • Laudêmio pago ou não se aplica: o laudêmio deve estar pago ou não aplicável no repasse para a situação mudar;
  • Número de matrícula incluído: precisa ter o número de matrícula incluído no repasse para a situação mudar;
  • Campos Adicionais obrigatórios preenchidos: precisa ter os campos adicionais obrigatórios preenchidos no repasse para a situação mudar.

 

Flags do Workflow de Repasses

As Flags são ferramentas de gerenciamento e de automação. Atualmente, existem 5 Flags disponíveis no Workflow de Repasses. Cada uma delas poderá ser utilizada ou não, de acordo com o modelo de negócio seguido por cada incorporadora.

Porém, existem 3 Flags que são obrigatórias, pois sem elas o CV não funcionará corretamente. São elas: “Início”, “Fim” e “Cancelado”.

Flags:

  • Flag “Início”: esta flag é a etapa inicial da criação do repasse, ou seja, ao criar um repasse ele será vinculado a essa flag.
  • Flag “Fim”: esta flag é a etapa final do repasse.
  • Flag “Cancelado”: o repasse será vinculado a essa flag quando for cancelado.
  • Flag “Distrato”: se o repasse for distratado, ele deverá ser vinculado a essa flag.
  • Flag “Cessão”: se o repasse sofrer cessão, ele deverá ser vinculado a essa flag.

 

Permissões do Workflow de Repasses

As Permissões do workflow são campos em checkbox que vão delimitar o que os usuários poderão modificar ou executar.

No Workflow de Repasses existem permissões designadas para os painéis: Gestor e Correspondente.

 

Permissões para Alterar:

  • Alterar situação: permissão para o usuário alterar a situação.
  • Alterar próxima ação: permissão para o usuário alterar a próxima ação.
  • Alterar valor previsto: permissão para o usuário alterar o valor previsto.
  • Alterar valor dívida: permissão para o usuário alterar o valor da dívida.
  • Alterar parcela baixada: permissão para o usuário alterar a parcela baixada.
  • Alterar inadimplência: permissão para o usuário alterar a inadimplência.
  • Alterar situação dos documentos: permissão para o usuário alterar a situação dos documentos.
  • Alterar correspondente bancário: permissão para o usuário alterar o correspondente bancário.
  • Alterar agência: permissão para o usuário alterar a agência.
  • Alterar número do contrato: permissão para o usuário alterar o número do contrato.
  • Alterar data do registro: permissão para o usuário alterar a data do registro.
  • Alterar liberação de assinatura: permissão para o usuário alterar a liberação de assinatura.
  • Alterar pesquisa: permissão para o usuário alterar a pesquisa.
  • Alterar Valor do FGTS: permissão para o usuário alterar o valor do FGTS.
  • Alterar valor subsídio: permissão para o usuário alterar o valor do subsídio.
  • Alterar parcela de conclusão: permissão para o usuário alterar a parcela de conclusão.
  • Alterar saldo devedor: permissão para o usuário alterar o saldo devedor.
  • Alterar data de assinatura: permissão para o usuário alterar a data da assinatura.
  • Alterar recebendo financiamento: permissão para o usuário alterar o recebimento do financiamento.
  • Alterar aprovação de documentação: permissão para o usuário alterar a aprovação de documentação.
  • Alterar aprovação de renda: permissão para o usuário alterar a aprovação de renda.
  • Alterar registro pago: permissão para o usuário alterar o registro pago.
  • Alterar ITBI pago: permissão para o usuário alterar o ITBI pago.
  • Alterar valor do registro: permissão para o usuário alterar o valor do registro.
  • Alterar número de matrícula: permissão para o usuário alterar o número de matrícula.
  • Alterar data de contrato contabilizado: permissão para o usuário alterar a data do contrato contabilizado.
  • Alterar data de contrato liberado para o repasse: permissão para o usuário alterar a data do contrato liberado para o repasse.
  • Alterar data de unidade liberada pela Assistência Técnica: permissão para o usuário alterar a data de unidade liberada pela Assistência Técnica.
  • Alterar data de laudo liberado pela Engenharia CEF: permissão para o usuário alterar a data do laudo liberado pela Engenharia CEF.
  • Alterar data de recurso liberado: permissão para o usuário alterar a data do recurso liberado.
  • Alterar Checklist: permissão para o usuário alterar o Checklist de repasse.
  • Alterar status de visita de financiamento: permissão para o usuário alterar o status da visita de financiamento para "Liberada" ou "Não Liberada".

 

Permissões para Enviar:

  • Enviar mensagens: permissão para o usuário enviar mensagens.
  • Enviar documentos: permissão para o usuário enviar documentos.

 

Permissões para Contrato:

  • Contrato Liquidado: permissão para o usuário alterar se o contrato está ou não liquidado.
  • Contrato Quitado: permissão para o usuário alterar se o contrato está ou não quitado.

 

Outras Permissões:

  • Remover documentos: permissão para o usuário remover os documentos.
  • Visitas de financiamento: permissão para o usuário agendar visitas de financiamento.
  • Laudêmio pago: permissão para o usuário alterar se o laudêmio está ou não pago.
  • Condições de pagamento: permissão para o usuário visualizar e alterar as condições de pagamento. 
  • Visualizar documentos: permissão para o usuário visualizar os documentos do repasse.
  • Download de documentos: permissão para o usuário fazer o download/baixar os documentos do repasse.

 

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