O Relatório de Estoque de Unidade nos fornece informações sobre as unidades como: empreendimento, etapa, bloco, unidade, tipologia, área privativa (m²), situação da unidade, data de venda, reserva, situação da reserva, valor VGV, valor PV, % da incorporadora e tabela.
Confira neste artigo
Pré-requisitos
Para visualizar e gerar o relatório de estoque de unidades é necessário que o seu perfil de acesso tenha a seguinte permissão liberada (aba "Relatórios"):
Relatório de Estoque de Unidades
Para encontrar o relatório de Estoque de Unidades, clique no menu “Relatórios” > "Ver menu completo".
Pesquise por “Estoque de Unidade”.
Nesse relatório temos as seguintes opções de filtros:
- Empreendimento: filtra o relatório pelos empreendimentos selecionados aqui;
- Mês Referência: filtra pelo mês indicado aqui, por exemplo, 02/2023;
- Valores a partir de: Tabela de preço (padrão) e Unidades;
- Situação da unidade: você pode selecionar uma ou mais opções de situação da unidade;
- Situação da reserva: você pode selecionar uma ou mais opções de situação em relação ao Workflow de Reservas.
Ao selecionar a opção "Unidades" em "Valores a partir de", será possível ver o relatório de mais tabelas. Contudo, para isso é necessário realizar uma configuração no empreendimento. Em "Cadastros" > "Empreendimentos", clique em "Administrar" do empreendimento que deseja realizar a configuração.
Em seguida, clique no menu "Unidades".
Ao criar novas unidades, preencha os valores dos campos "Valor VGV" e "Valor PV" para serem refletidos no relatório.
Contudo, se você já tem as unidades criadas, você pode editar esses valores. Selecione as unidades que deseja, selecione a ação "Editar" e selecione as opções "Valor VGV" e "Valor PV" para editar. Os valores adicionados aqui serão exibidos no relatório de Estoque de Unidade.
Obs.: o cadastro do valor é necessário caso você deseje que o valor seja estático, independente de cálculo configurado na tabela de preço.
Clique no menu "Tabelas de Preço".
Obs.: o cadastro mostrado anteriormente é somente se você deseja configurar um valor estático para o VGV e PV. Caso o valor que você deseje usar seja o configurado na tabela de preço, basta iniciar a configuração de aplicação para o relatório aqui.
Clique em "Opções" > "Unidades" da tabela de deseja.
As unidades aplicadas ficarão com um tooltip verde indicando que os valores de VGV/PV dessa tabela de preço estão aplicados à unidade. Isso quer dizer que o valor de VGV/PV dessa tabela será considerado no relatório de Estoque de Unidades ao utilizar o filtro "Unidades" no campo "Valores a partir de".
Caso a unidade esteja aplicada a outra tabela, o tooltip estará em vermelho.
Caso a tabela não tenha nenhuma unidade associada e você deseje aplicar os valores VGV/PV para todas, não é necessário selecionar as unidades. Basta apenas clicar no botão "Aplicar valores VGG/PV em unidades" que todas as unidades ficarão com o tooltip verde, indicando a aplicação.
Contudo, se você tiver unidades associadas, ao clicar em "Aplicar valores VGG/PV em unidades", apenas as unidades associadas terão a aplicação.
Obs.: a funcionalidade de selecionar as unidades (marcar no checkbox) não foi alterada. Ou seja, selecionar unidades e clicar no botão não fará ser aplicado só para essas selecionadas.
Para retirar a aplicação, clique em "Retirar valores VGG/PV de unidades". Todas as unidades que estiverem aplicadas serão removidas, não sendo possível selecionar quais você deseja remover ou não.
Obs.: se duas unidades estiverem associadas a duas tabelas diferentes ou duas tabelas estiverem com todas as unidades aplicadas, é considerado a última associação, e no tootilp informa qual a tabela. É ideal que as associações sejam feitas corretamente para evitar divergências, pois no relatório mostra apenas o cálculo de uma tabela.
No relatório de Estoque de Unidades, os valores cadastrados diretamente na unidade sobrepõe o da tabela, mesmo que a unidade esteja vinculada a tabela.
Obs.: nesse relatório, as unidades reservadas e vendidas sempre exibem o valor de VGV e PV que estão em suas reservas.
Obs.: ao clonar as tabelas, é preciso aplicar novamente para as unidades. Se não aplicar, o cálculo será feito com base na tabela original.
BOAS VENDAS!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo