CV + SIENGE
- Erro no envio da Reserva para o SIENGE
- Nome mãe, nome pai, ou nome passando de 40 caracteres
- RuntimeExcepetion: nested exception is:br.comsoftplan.sienge.core.exception...
- Data contábil não pode ser inferior a data do contrato
- Em branco
- Código do corretor informado não existe no SIENGE
- Algum dado está nulo ou com informação incorreta
- Já existe um contrato com o número informado
- Município informado não encontrado
- Código do centro de custo/empreendimento é inválido
- RuntimeException; nested exception is: Java.lang.NullPointerException
- Sexo do cônjuge é uma informação obrigatória
- Data da previsão de entrega da reserva é menor que data enviada para “Pode Faturar"
- Empreendimento não está com a flag de enquadramento ao incentivo de moradia do governo federal habilitada
- É obrigatório informar a profissão do avalista
- O formato utilizado para o campo DDI é incorreto - Erro na sincronização de unidades
- Não foi possível sincronizar os tipos de unidades - Erro Sienge
- Unidade informada não pertence ao mesmo empreendimento do contrato de vendas
- Indexador de pró-rata informado não possui valores cadastrados
- "message": "no Route matched with those values"
- ERROR: numeric field overflow Detalhe: A field with precision 9, scale 2 must round to an absolute value less than 10^7. (estouro de campo numérico Detalhe: Um campo com precisão 9, escala 2 deve arredondar para um valor absoluto menor que 10^7) Renda : 99999999 - Outros erros
- Unidade informada não está disponível
- Não existe valor de indexador para data base informada
- CPF informado para filtrar é inválido
- O campo “Inscrição estadual” deve ser preenchido
- Estado Civil informado não foi encontrado no sistema
- Na série da reserva não existe sigla compatível com o código no sienge
- Certifique-se de que os nomes de todos os participantes da Reserva (Cliente e Associados) não ultrapassem 40 caracteres;
- Caso ultrapassem, solicite ao Cliente que reduza ou abrevie os nomes para se adequarem ao limite. Lembre-se de que esse é um requisito da API Sienge.
- RuntimeExcepetion: nested exception is:br.comsoftplan.sienge.core.exception.SiengeBusinessException: br.com.softplan.spj.daoDAOException: br.com.so
Verifique o passo a passo abaixo:
- Confirme se as unidades do mesmo Empreendimento possuem códigos internos únicos;
- Verifique, também, os códigos dos espaços complementares, assegurando que unidades e espaços complementares não compartilhem o mesmo código.
Espaço Complementar:
- No Formulário de Configuração da API SIENGE, verifique se a data de contrato é inferior à data atual (deve ser superior);
- Após ajustar a data corretamente, habilite o envio da Reserva ao Sienge.
Verifique o passo a passo abaixo:
- Acesse o CVIO para verificar o JSON (resposta):
Nesse exemplo, era o usuário que estava com as credenciais vencidas.

Para solucionar, solicitar ao cliente que valide o usurário e senha da API e tentar novamente. O ideal é que esse usuário esteja configurado para não expirar.
Para resolver o problema, siga o passo a passo abaixo:
- No Sienge, verifique dentro do campo de Credores se a imobiliária está marcada como "Corretor" além de "Fornecedor". O campo "Corretor" é compatível com o campo "Imobiliária" no CV. Uma vez marcado, tente reenviar a reserva;
- Verifique se o campo "Inscrição Estadual" está preenchido no cadastro da imobiliária.
Observe o passo a passo abaixo:
- No cadastro dos Clientes e Associados, a quantidade de caracteres não pode ultrapassar 40;
- Verifique se o Nome do Pai e o Nome da Mãe também não ultrapassam 40 caracteres;
- Confirme se a profissão está preenchida (campo select);
- Certifique-se de que os e-mails de cada participante estejam corretos e dentro dos padrões;
- O documento precisa ser nacional (CPF). A API Sienge não aceita documentos estrangeiros;
- O endereço deve estar completo, com até 30 caracteres para o endereço e 15 para o bairro;
- Na condição de pagamento, verifique se todas as séries estão com os indexadores e portadores preenchidos
- Verifique se o Formulário de Configuração API SIENGE estão preenchidos;
- Verifique se o Corretor/Imobiliária está com o código interno preenchido em seu cadastro (caso esteja configurado para enviar);
- Verifique se as datas enviadas ao Sienge estão preenchidas corretamente;

- Consulte o Cliente, pois essa mensagem ocorre quando já existe um Contrato cadastrado no Sienge com o mesmo número que está no CV;
- O Cliente pode alterar o número do contrato no CV para que a venda seja enviada ao Sienge;
- Se for a mesma pessoa, também existe a opção de cancelar a emissão do Contrato e reenviar a Reserva.
- Solicite ao cliente a sincronização de cidades no painel de integrações;
Obs.: verifique a escrita do Município tanto no CV quanto no Sienge. Se houver um espaço em branco após o nome no Sienge, por exemplo, ele não será reconhecido. Os nomes precisam ser idênticos.
- Solicite ao Cliente uma evidência de como está o código do Empreendimento (Centro de Custos) no Sienge;
- Caso esteja diferente, altere o código no CV para corresponder ao correto;
- Após a correção, a Reserva pode ser enviada ao Sienge.
Confira o passo a passo abaixo:
- Verifique se já existe cadastro do cliente com o mesmo documento do CV no Sienge;
- Após essa verificação, confirme se o código interno do Sienge corresponde ao do CV. Se estiverem diferentes, copie o código interno do CV para garantir que sejam idênticos.
Verifique o passo a passo abaixo:
- A mensagem mostra que falta a informação do campo sexo para o Cônjuge, mas verifica se esse campo está preenchido para o Cliente e todos os Associados;
- Após preenchimento, dispare a Reserva para envio ao Sienge.
Esse erro é exibido quando o campo "Previsão de entrega" está preenchido com uma data retroativa. O Sienge só aceita datas futuras, ou seja, do dia do envio ou posteriores.
Para corrigir, siga o passo a passo abaixo:
- Para Reservas já criadas, é necessário ajustar o campo "Previsão de entrega" no formulário da API;
- Para as próximas Reservas criadas, pode ser ajustado no Formulário da integração para já aplicar de forma automática.

- Empreendimento não está com a flag de enquadramento ao incentivo de moradia do governo federal habilitada

Esse erro é uma FLAG que precisa ser habilitada no Sienge.
Para ajuste, verifique o passo a passo abaixo:
1. É necessário informar a profissão (select) dos associados;

Verifique os seguintes passos:
1. Primeiramente, verifique a saída do CVIO para determinar se é o cliente ou o associado responsável pela saída do DDD.
2. Em seguida, dentro do cadastro de ambos, verifique todos os campos relacionados a telefone, incluindo telefone principal, comercial e de contato, para garantir que foram preenchidos corretamente.
Verifique o passo a passo abaixo:
1. Confira no CVIO a requisição de sincronização das unidades. Abaixo segue um exemplo:
3. Segue também link de um Artigo disponível em nossa Base de Conhecimento com mais detalhes sobre as liberações de API necessárias para que a integração CV + Sienge funcione corretamente
https://suporte.cvcrm.com.br/kb/article/327513/preparando-a-integracao-no-sienge-integracao-cv-e-sienge?ticketId=&q=sienge
Para solução, verifique o passo a passo abaixo:
1. Verificar junto ao cliente, solicitando ao mesmo um print do código interno do empreendimento dentro do Sienge;
2. Depois faça um comparativo com o código interno no cadastro do empreendimento, pois ambos precisam está com mesmo código.
1. Observe o cadastro dos indexadores. Para isso, solicite ao cliente o print de como estão os cadastrados dos indexadores;
2. Os códigos precisam estar iguais no CV e no Sienge e realizar a sincronização de indexadores;
3. As séries de pagamento precisam estar com as siglas iguais como estão no Sienge. Solicite ao cliente os print das séries de pagamento no Sienge para comparar com o CV.
Verifique os seguintes passos:
1. Verifique no CVIO o erro:
Esse erro significa que no Sienge o endereço da base do cliente está diferente do CV e não se reconhecem no envio da reserva, exemplo:
No Sienge o endereço cadastrado era: QA.sienge.com.br e passou a ser: QASUPORTE.sienge.com.br

- ERROR: numeric field overflow Detalhe: A field with precision 9, scale 2 must round to an absolute value less than 10^7. (estouro de campo numérico Detalhe: Um campo com precisão 9, escala 2 deve arredondar para um valor absoluto menor que 10^7) Renda : 99999999
Precisa seguir o seguinte passo:
1. Dentro da reserva, ir ao cliente verificar qual o valor da renda inserida;
2. Após isso precisa ajustar a renda e habilitar o reenvio.
Verifique os seguintes passos:
1. Verifique se o código da unidade e do espaço complementar estão iguais no CV;

Verifique os seguintes passos:
1. Acesse o menu "Configurações" > "Menu Completo" > "Indexador", e verifique a data do indexador utilizado na reserva. No caso dos indexadores com retroatividade 0, é necessário atualizar a data base todo mês. Neste caso a data base do indexador tem que estar dentro do mês de vigência atual. Neste casos peça ao cliente para sincronizar com o Sienge;

2. Solicite ao cliente um print do cadastro desses indexadores no Sienge para visualizar as datas inseridas e garantir que estejam iguais às do CV.
3. Verifique na API qual indexador está sendo utilizado e confirme a sua data.
4. Confira as configurações do Sienge. A data base da parcela deve estar configurada corretamente; caso contrário, será utilizada a data base do formulário da API.

Verifique o seguinte passo:
1. Verifique se no cadastro da pessoa é um CPF de uma pessoa estrangeira se estiver com dado de CPF e pessoa estrangeira pede para cliente alterar e colocar no cadastro como não pessoa estrangeira, pois o ERP não aceita o cadastro de pessoas estrangeira;
Verifique os seguintes passos:
- Verifique se no cadastro de pessoas quando a pessoa jurídica se foi preenchido o campo de inscrição estadual;
- Verifique se CVIO na requisição saiu com a numeração;
Verifique os seguintes passos:
1. Oriente o cliente a sincronizar para trazer os códigos internos do sienge para o CV;
2. Após isso sempre verificar as compatibilidades de enviar e receber;
Verifique os seguintes passos:
1. Verifique as séries cadastradas no financeiro das reservas.
2. Confira o cadastro das siglas na série da tabela de preços.
3. Solicite ao cliente um print das séries cadastradas no Sienge para comparar as siglas.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo