Nova Importação de Leads (BETA) - Painel Gestor

Criada por Gustavo Vidal, Modificado em Qui, 8 Mai na (o) 8:02 PM por Gustavo Vidal


A Importação de Leads é utilizada nos casos em que precisamos cadastrar uma lista extensa de leads no CV. Para facilitar essa operação e evitar o cadastro manual de cada lead, utilizamos a importação de leads. 


Confira neste artigo:


⚓Pré-requisitos

Para cadastrar uma importação de leads é necessário que o seu perfil de acesso tenha as seguintes permissões liberadas (aba "Comercial"):


 

⚓Importando Leads

Pesquise por "Importação de Leads".



Clique em "Importar novo arquivo".



Aqui, você deve definir:

  • Deseja importar interações?: Sim ou Não;
  • Ignorar situação: caso você tenha um lead na base que esteja cancelado/descartado ou em qualquer outra situação, configure como "Sim" que a situação desse lead será mantida. Mas caso você configure como "Não", a situação do lead será alterada para a situação adicionada na planilha (se não tiver nenhuma situação indicada na planilha, o lead irá para a situação "Início");
  • Ignorar conversão: caso você não quer que o lead converta (se ele já existir na base), configure como "Sim";



Ao lado direito temos:
  • As regras para importação;


  • Os arquivos modelos de importação;


  • E a indicação que o processamento vai ser feito com 5 mil a cada 5 minutos.



⚓Regras para Importação

Para que a importação dos seus leads seja efetuada corretamente, é preciso saber que existem algumas regras importantes. Abaixo, listamos as regras que você precisa saber. Além disso, ao realizar uma importação, você também visualizará as regras na tela.


REGRA 1 - FORMATO DO ARQUIVO

O único formato aceito será .csv

REGRA 2 - MODELO PADRÃO

Todas as colunas do modelo padrão precisam conter no arquivo final que será importado, colunas não devem ser removidas e nem trocadas de lugar.

REGRA 3 - NOME DAS COLUNAS

Os nomes das colunas precisam ser exatamente iguais aos do arquivo modelo. Caso algum nome seja alterado irá resultar em erro na importação.

REGRA 4 - CAMPOS ADICIONAIS

Há um limite de 60 colunas para campos adicionais por arquivo.

Colunas que forem adicionadas após a última coluna do arquivo padrão serão cadastradas no lead como campos adicionais.

Caso você já tenha campos adicionais cadastrados na sua base e deseja mandar esses campos junto da importação para preenchimento, você deve criar uma coluna nova no final do arquivo (sem alterar as posições das colunas principais) onde o nome da coluna precisa ser exatamente igual ao nome do campo adicional.
 
Exemplo: Caso tenha um campo adicional chamado “Dados do lead” e seja criada uma coluna no arquivo de importação chamada “dado do lead”, por não serem exatamente iguais será criado um campo adicional novo, pois os caracteres estão diferentes.

REGRA 5 - CONTEÚDO DAS COLUNAS

Obs.: não inserir espaços em branco antes dos dados. Espaços em branco antes da informação causarão erro na importação.

  • Código: apenas informar números, salvará como código interno nos leads e é obrigatório caso você precise importar interações.
  • E-mail principal: precisa conter um e-mail em formato válido segundo a regra mundial de formato de e-mail.
  • Telefone principal: precisa conter apenas números, ou número com máscara (sem espaçamentos). Ex: (79)99191-9191 ou 79991919191. No caso de telefones internacionais precisa haver a separação do DDI.
  • Nome cliente: coluna para salvar o nome do lead, coluna aceita caracteres alfanuméricos.
  • Data criação lead: apenas aceita formato de data padrão brasileiro. dd/mm/aaaa Ex: 10/08/2022
  • Hora criação: horário de criação do lead, no formato h:m:s Ex: 10:30:45
  • E-mail alternativo: segue mesmo padrão de e-mail principal.
  • Telefone alternativo: segue mesmo padrão de telefone principal.
  • Sexo: inserir apenas as letras “M” ou “F” em maiúsculo. M para masculino e F para feminino.
  • Valor de negócio: apenas aceitamos caracteres numéricos e deve ser utilizado o separador “vírgula” para separar o valor dos centavos.
  • Endereço: aceita caracteres alfanuméricos, com limitação de 100 caracteres.
  • Número: apenas aceita caracteres numéricos.
  • Complemento: apenas aceita caracteres alfanuméricos, com limitação de 100 caracteres.
  • Bairro: aceita caracteres alfanuméricos.
  • Cidade: aceita caracteres alfanuméricos. Para a cidade ser adicionada ao lead, o estado é obrigatório estar preenchido.
  • Estado: inserir no formato de SIGLA. Ex: SP, SE, MA...
  • ID Empreendimento: apenas aceita caracteres numéricos referentes ao ID dos empreendimentos do cliente cadastrados no cv. Não aceita nome de empreendimento.
  • ID Gestor: apenas aceita caracteres numéricos referentes ao ID dos gestores cadastrados no CV. Não aceita nome de gestor.
  • ID Imobiliária: apenas aceita caracteres numéricos referentes ao ID das imobiliárias cadastradas no CV. Não aceita nome de imobiliária.
  • ID Corretor: apenas aceita caracteres numéricos referentes ao ID dos corretores cadastrados no CV. Não aceita nome de corretor.
  • Origem: campo precisa conter o nome completo das origens, e precisa ser uma origem existente no cv. Não serão aceitas Origens que não existam, ou o preenchimento do campo com as siglas das origens.
  • Opções de origens: Aplicativo, Módulo de Atendimento, Busca Compartilhada, Busca Orgânica, Chat Online, Chat Bot, Display, Email, Facebook, Google, InstaPage, Instagram, Ligação, Mídia Paga, Outras publicidades, Painel Cliente, Painel Corretor, Painel Gestor, Painel Imobiliária, Painel PDV, Phonetrack, Portais, Referência, Social, Tráfego Direto, Twitter, WebSite, Desconhecido, Não Definido, Vendas Online, Remarketing, Outros.
Obs.: caso insira uma origem que não existe, os leads entrarão no sistema com a origem “Não Definido”.

  • Mídia: inserir o nome da mídia ou o slug.
  • PDV: inserir o nome do PDV (Ponto de Venda), exatamente igual a como está cadastrado no CV. Caso tenha caracteres diferentes não associa nenhum PDV ao lead.
  • Conversão: inserir o nome da conversão.
  • Data da conversão: essa coluna aceita apenas o formato de data padrão brasileiro. dd/mm/aaaa Ex: 10/08/2022.
  • Hora da conversão: horário que ocorreu a conversão do lead no formato h:m:s Ex: 10:30:45.
  • Mídia da conversão: inserir o nome da mídia ou o slug.
  • Renda Familiar: renda familiar do lead
  • ID Situação Workflow: precisa ser inserido o id da situação exatamente igual a como está configurado no seu Workflow. Caso contrário ele será cadastrado por padrão na situação de flag “Início”.
  • TAG: inserir o nome da tag, caso tenha mais de uma que precise vincular, separar por ponto e vírgula na mesma linha e sem espaços.
  • ID Motivo de cancelamento: essa coluna aceita apenas caracteres numéricos, sendo o ID do motivo de cancelamento já cadastrado previamente no CV.
  • Data do cancelamento: essa coluna aceita apenas o formato de data padrão brasileiro. dd/mm/aaaa Ex: 10/08/2022.
  • Hora do cancelamento: horário que ocorreu o cancelamento do lead no formato h:m:s Ex: 10:30:45.

Pontos principais:

  • As colunas de "Motivo de cancelamento" e "Data do cancelamento" só terão efeito se o lead tiver sendo importado na situação de ID Cancelado no workflow de leads, caso contrário não mudarão nada no lead.
  • Na coluna do motivo de cancelamento deverá ser informado apenas pelo ID do motivo previamente cadastrado, ignorando os campos de “explicação obrigatória” e “submotivo” (mesmo que sejam obrigatórios).  
  • Os campos "Data da conversão" e "Mídia da conversão" serão preenchidos apenas se o campo "Conversão" estiver informado na planilha.

    Caso não esteja, o sistema seguirá o funcionamento atual, preenchendo esses campos automaticamente com a data de cadastro e a mídia do lead.

REGRA 6 - IMPORTAÇÃO DE INTERAÇÕES

Interações nos leads são importadas em um arquivo diferente do da importação principal, caso queira importar interações nos seus leads não se deve adicionar colunas no arquivo principal, existe um modelo específico só para as interações.

Para importar interações seu arquivo principal e o arquivo de interações precisarão conter código interno nos leads, é por ele que é verificado qual interação vai pertencer ao lead daquele código.

Não é possível importar arquivos modificados. As interações são inseridas como “Anotação” nos leads.

Colunas do arquivo:

  • Codcliente: código interno do lead, precisa ser exatamente igual ao do arquivo principal. Somente aceita caracteres numéricos.
  • datacriacao: é a data que constará no cadastro da sua interação.
  • comentário: é o corpo da anotação que será importada. (aceita caracteres alfanuméricos.)

 

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