Cadastro de Tabela de Preço - Painel do Gestor

Criada por Gustavo Vidal, Modificado em Ter, 13 Mai na (o) 10:47 AM por Victoria Sbrogio

 
No seu empreendimento é possível criar Tabela de Preço do tipo: dinâmica por m², dinâmica por valor de unidade e estática. Além disso, é possível importar uma tabela de preço. Para saber como importar, clique aqui.


Confira neste artigo:


Pré-requisitos

Para cadastrar uma tabela de preço é necessário que o seu perfil de acesso tenha as seguintes permissões liberadas (aba "Cadastros" > "Empreendimentos"):



Passo a passo do cadastro de uma tabela de preço

1. Em “Cadastros” > “Empreendimentos”, clique em “Administrar” do empreendimento que deseja cadastrar uma tabela de preço.


 

2. Em seguida, clique no menu “Tabelas de preço”.

 

3. Antes de cadastrar uma tabela de preço, é necessário associar o tipo de tabela. Clique em “Associar tipos de tabelas” e selecione o tipo.

Obs.: é necessário cadastrar os tipos na tela “Tipos de Tabelas de Preço”. Para saber como, clique aqui.





4. Com o tipo associado, clique em “Criar nova tabela de preço”.

 

5. São obrigatórios os seguintes campos:

  • Nome: nome dessa tabela, por exemplo, Tabela de janeiro de 2024;
  • Tipo: selecionar qual o tipo dela – que você associou anteriormente;
  • Forma de geração: temos três opções:
    • Dinâmica: esta tabela é utilizada quando a construtora trabalha por valor de m². Quando selecionada essa opção, aparecerá um novo campo obrigatório chamado “Valor do m²”;

    • Estática: nesta tabela, o valor total da unidade é através das séries, ou seja, a soma das séries é que definirá o valor total da unidade;
    • Dinâmica (valor unidades): nesta tabela, você deve configurar o valor total de cada unidade.

Obs.: após salvar, não será possível alterar a forma de geração.

  • Vigência – De: colocar a data em que essa tabela começará a ser vigente, por exemplo, 01/01/2024;
  • Vigência – Até: até quando essa tabela ficará vigente, por exemplo, 31/01/2024.

 

 

6. Os outros campos não são obrigatórios, mas poderão ser preenchidos a depender da necessidade de cada incorporadora. Em “Dados da tabela de preço”, temos:

  • Tabela de Preços Customizada: é possível criar uma tabela customizada e associar aqui. Para saber como criar uma tabela de preço customizada, clique aqui;

  • Código interno: código que será utilizado para realizar integrações;
  • Tabela Mínima: indicar se essa tabela será tabela mínima (Sim ou Não);
  • Vincular Tabela Mínima: esse campo tem relação com o anterior, ou seja, se você configurou Tabela Mínima como “Não”, será exibido esse campo para você vincular uma tabela mínima. Obs.: esse campo não é obrigatório.
  • Quantidade de parcelas mínimas: nesse campo você pode indicar a quantidade mínima de parcelas da tabela. Se você configurar 10 e tentar fazer uma simulação colocando 9 parcelas, por exemplo, o sistema não irá permitir;
  • Quantidade de parcelas máximas: nesse campo você pode indicar a quantidade mínima de parcelas da tabela. Se você configurar 30 e tentar fazer uma simulação colocando 45 parcelas, por exemplo, o sistema não irá permitir;
  • Campos adicionais para a impressão da tabela: nesse campo você pode selecionar quais campos adicionais devem ser exibidos na impressão da tabela de preço.



  • Nº de Linhas Para Impressão: você pode definir quantas linhas devem ser exibidas/impressas na sua tabela de preço;
  • Notas do rodapé: caso sua tabela de preço tenha alguma cláusula muito importante para o cliente, você poderá preencher aqui que quando a tabela for gerada, você terá essa informação;
  • Índice: você pode definir qual o indexador dessa tabela. Lembrando que os indexadores precisam ser cadastrados no CV ou se você tiver integração com o Sienge, por exemplo, fazer a sincronização;
  • Configurar distância entre séries: se estiver como “Sim”, ao configurar as séries da tabela você irá visualizar uma coluna chamada “Distância”. Essa distância visa evitar que as datas de vencimento das séries se choquem;
  • Tabela de estoque: campo apenas informativo;
  • Esconder tabela de preço do Painel do Corretor: se estiver como “Sim”, o corretor não conseguirá visualizar essa tabela de preço no painel dele;
  • Esconder tabela de preço do Painel da Imobiliária: se estiver como “Sim”, a imobiliária não conseguirá visualizar essa tabela de preço no painel dela.


 

7. Em “Cálculo de Juros (%)”, temos:

  • % dos mensal dos juros trabalhado no VPL: indicar a porcentagem de incidência de juros mensal para cálculo do PV e VPL;
  • % dos mensal dos juros trabalhado no VPL após entrega: indicar a porcentagem de incidência de juros mensal para cálculo do PV e VPL após a data de entrega;
  • % mensal do juros futuro: indicar a porcentagem de juros para incidência mensal para cálculo de Juros Price;
Obs.: para funcionamento de tabela Price, é necessário preencher esse campo.

  • Data base para cálculo de juros futuro: indicar a data que deve ser usada para iniciar a incidência de Juros Price.

 

8. Já em “Regras de Premiações”, temos os campos para especificação de regra de premiação:

  • Tabela possui regra de premiação;
  • Regra de Premiação.



9. 
Assim que você salvar sua tabela, ela cairá na listagem de tabelas de preço do seu empreendimento.




Configurando as séries na tabela de preço

Com a tabela de preço criada, o próximo passo é adicionar as séries de forma de pagamento. O sistema já traz alguns padrões, contudo é possível cadastrar outros em “Séries de Tabela de preços”.


Clique em “Opções” > “Editar” da tabela de preço que deseja, e clique em “Séries”.



Para adicionar, digite a(s) série(s) que deseja e clique em “Adicionar”.




Após adicionar, a série fica na parte de baixo da tela e você precisará preencher alguns itens.



  • Ordem: você pode definir qual a ordem que você deseja que apareça na sua tabela de preço;
  • Tipo: aqui você poderá dizer se sua série é variável ou fixa (sem alteração de valor);
  • Quantidade: informar quantas parcelas cada forma de pagamento terá. Assim, se sua construtora tem tabela de 24, 60 e 80 meses, é necessário criar uma tabela para cada tipo;
  • Porcentagem: aqui você deverá informar qual a porcentagem de cada série de pagamento do total. Por exemplo, você pode ter 3 séries de tabela: Entrada, Financiamento e Mensais. A série “Entrada” corresponde a 20% do valor total, a série “Financiamento” a 60% e a série “Mensais” a 20%. Lembrando que a soma das séries que você adicionou precisam dar 100%.
  • Valor Fixo: caso você não trabalhe com porcentagem, nessa coluna você poderá colocar o valor que corresponde a toda a unidade, ou seja, o valor que você adicionar será distribuído para todas as unidades do seu empreendimento;
  • Valor mínimo: ele é utilizado para bloquear caso você queira que a parcela tenha um valor mínimo. Dessa forma, se você colocar que o valor mínimo da série “Mensal” é de R$200,00, quando o corretor for cadastrar uma reserva/proposta e colocar que o cliente quiser pagar R$150,00 por mês, o sistema informará que não é permitido, pois na tabela o valor mínimo é de R$200,00.
  • Vencimento: aqui você poderá colocar o vencimento da sua série;
  • Quantidade de dias: se você colocou uma data de vencimento da série, nesse campo você poderá, por exemplo, colocar 2 dias. Dessa forma, você estende o prazo de pagamento da série por mais 2 dias após a data do vencimento;
  • Dias de vencimento: caso você queira especificar quais os dias de vencimento, por exemplo, todo dia 10 é dia de vencimento;
  • Arredondamento: caso você queira arredondar valores, aqui você deverá selecionar quantas casa decimais você vai querer arredondar do valor. Obs.: essa coluna só aparece para as tabelas do tipo “Dinâmica”;
  • Total: essa coluna só aparece para as tabelas do tipo “Estática”;
  • Reserva: essa coluna só aparece para as tabelas do tipo “Estática”;
  • Subtotal: se você quiser que o subtotal aparecerá na geração da tabela de preço, você deverá marcar esse campo;
  • Índice


Abaixo temos os links dos artigos mostrando como configurar uma tabela do tipo Estática, Dinâmica por valor de unidade e Dinâmica por m².

 

 

BOAS VENDAS! 

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