Anonimização de Dados (LGPD) - Painel do Gestor

Criada por Gustavo Vidal, Modificado em Ter, 13 Mai na (o) 3:09 PM por Victoria Sbrogio


A Lei Geral de Proteção de Dados define como devem ser coletados, tratados, armazenados e protegidos os dados pessoais, prevendo punições para casos de descumprimento e outras irregularidades. Tendo isto como premissa, o CV está lançando novas funcionalidades para que o cliente se adeque às exigências da nova lei. A partir da versão 7.7 do CV, serão disponibilizadas as seguintes funcionalidades
: termo de consentimento, termo de aceite, anonimização de dados e monitoramento de usuários.


A anonimização de dados é uma técnica para remover ou modificar as informações que podem identificar uma pessoa. Ou seja, a anonimização garante que a pessoa não seja identificada pelos seus dados pessoais, visando garantir a segurança e privacidade dela.


Confira neste artigo:


Pré-requisito

Para visualizar e anonimizar dados, é necessário que o seu perfil de acesso tenha as seguintes permissões liberadas (aba "Jurídico"):




Conhecendo a anonimização

Pesquise por “Anonimização”.



Nessa tela, é possível buscar por: CPF, Nome ou E-mail.



Ao pesquisar, será possível visualizar ao lado a origem (listagem de pessoas) ou lead (listagem de leads), os nomes encontrados na pesquisa, o CPF correspondente aos nomes encontrados e as ações: Relatório e Anonimizar.



A ação “Relatório” gera um relatório em PDF com os dados cadastrados da pessoa e a ação “Anonimizar” abre a tela para anonimização de dados da pessoa.




Anonimizando dados da pessoa
Ao clicar no botão “Anonimizar”, você é redirecionado para a tela na qual poderá selecionar quais dados deseja anonimizar.

Obs.: alguns campos para anonimização estão bloqueados para o funcionamento corretor do sistema.


Selecione cada área para visualizar quais dados você pode anonimizar e marque a caixa que desejar.
Após marcar os campos que deseja, clique em “Anonimizar os dados selecionados”.



No cadastro da pessoa, é possível visualizar uma mensagem informando o dia, hora e quem realizou a anonimização. Além disso, na “Auditoria” há o registro da anonimização realizada.




Observações:1. A seleção de campos para serem anonimizados possui todos os campos dos formulários de pessoas e leads. Também indica campos que são bloqueados (não faz a marcação) e os que possuem informação no cadastro (cor mais escura).
2. Clientes (pessoa com reserva vendida) não pode anonimizar documento, e-mail e telefone.
3. Lead não pode anonimizar e-mail ou telefone.

 

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