O Comunicador CV CRM é o primeiro e único chat com IA do mercado imobiliário. É uma funcionalidade que integra comunicação, comodidade e inteligência artificial para otimizar seu relacionamento com leads e clientes. Com ele, o cliente fala através do chat e sua equipe recebe essas mensagens diretamente no comunicador. Além disso, é possível criar respostas com a IA, mandar fotos do empreendimento e acompanhar o perfil do lead no CV, tudo num só lugar. O CV oferece dois tipos de Comunicador: WhatsApp API e WhatsApp Web. Neste artigo, vamos abordar o Comunicador WhatsApp Web.
Para saber mais sobre o Comunicador WhatsApp API, clique aqui.
Confira neste artigo:
- Como ter acesso à funcionalidade?
- Pré-requisitos
- Configurações no CV
- Configurando o Comunicador CV WhatsApp Web - Ativo
- Configurando o Comunicador CV WhatsApp Web - Receptivo
Como ter acesso à funcionalidade?
Pré-requisitos
Dados necessários:
- Nome do cliente e/ou Razão Social;
- Número do WhatsApp;
Atenção!Alinha vinculada NÃO PODERÁ, em hipótese alguma, ser removida do smartphone onde a integração foi realizada. Remover a conta do WhatsApp META resultará na desativação imediata da integração!
- Se você deseja o comunicador Ativo ou Receptivo;
Comunicador ativo: você consegue iniciar a conversa com o cliente;Comunicador receptivo: você não consegue iniciar a conversa com o cliente, ou seja, só poderá falar com ele após ele enviar a primeira mensagem.
Configurações no CV
- Habilitar permissões no perfil de acesso
Aba relacionamento:
Aba configurações:
Aba cadastros:
- Caso deseje ter uma fila exclusiva para o Comunicador é essencial ter uma Fila de Distribuição de Leads com a tag "cvcrmcomunicador" ou com o campo "CVChat" marcado. Clique aqui para saber como cadastrar uma fila. (Responsabilidade Cliente)
Se optar por configurar uma fila com o campo "Comunicador CV" marcado como "Sim", é recomendado definir como "Não" nas demais filas, garantindo uma configuração eficiente e organizada.
No entanto, é necessário vincular as seguintes origens: Chat Online e ChatBot. Essa configuração é obrigatória em todos os casos, independentemente de haver uma fila exclusiva ou não.
Obs.: a configuração da fila é necessária para que o gestor/corretor receba os leads e tenha interação no Comunicador.
- Cadastrar mensagens padrões. Caso você cadastre mensagens padrões, no Comunicador você poderá selecionar a mensagem e enviar para o lead;
- Ter as informações do empreendimento cadastradas: localização/endereço, material de campanha, plantas, etc.;
- Configurar os Números do Comunicador.
- Para o corretor iniciar uma conversa com o lead, é necessário habilitar a opção "Ativar/Desativar Comunicador Ativo", que vem desabilitado por padrão.
Se essa configuração não for habilitada, o corretor não conseguirá iniciar conversas com os leads.
Além da opção manual, também está disponível uma ação em lote, permitindo que a habilitação/desabilitação seja feita para múltiplos corretores de forma mais ágil e prática. Isso facilita o processo e reduz o tempo necessário para configurar as permissões.
Configurando o Comunicador CV WhatsApp Web - Ativo
Na tela de Números do Comunicador, você poderá visualizar tanto a quantidade contratada quanto a quantidade em uso.

Obs.: essa tela requer permissão no Perfil de Acesso (aba "Configurações").
Para configurar um número, clique em "Adicionar Número".

Preencha os campos:
- Nome de identificação: caso você tenha contratado mais de um número, ao cadastrar cada um, atribua um nome para diferenciá-los;
- Telefone: aqui você deve adicionar o número do WhatsApp. Este campo não é obrigatório, e explicaremos o motivo mais adiante;
- Integração: como já mencionamos, o CV oferece dois tipos de integrações para o Comunicador. Se você contratou ambas, preste atenção ao preencher esse campo. Neste artigo, estamos abordando o Comunicador CV WhatsApp Web, portanto, selecione a opção "WhatsApp Web";
Atenção: certifique-se de não selecionar a opção errada neste campo. Como estamos configurando o Comunicador WhatsApp Web, é fundamental escolher "WhatsApp Web".
- E-mail para comunicação: este campo tem como objetivo notificar os usuários sobre o status do número utilizado no Comunicador. As notificações incluem alertas sobre números suspensos, inativos ou com problemas técnicos. É possível adicionar mais de um e-mail, separando-os por ponto e vírgula (;).
- Ativo no Painel: campo padrão no CV, no qual se estiver como inativo, essa configuração e número não funcionarão no Comunicador;
- Pode iniciar conversa: este campo será exibido apenas mediante contrato. Ou seja, se você optar por ter tanto pela Conversa Receptiva quanto a Conversa Ativa ao contratar o comunicador, esse campo estará disponível para configuração.
Obs.: em relação ao campo "Pode iniciar conversa", entende-se:Conversa ativa: você consegue iniciar a conversa com o cliente;Conversa receptiva: você não consegue iniciar a conversa com o cliente, ou seja, só poderá falar com ele após ele enviar a primeira mensagem.
Com a opção de iniciar a conversa contratada, ao configurar o campo "Pode iniciar conversa" como "Sim", será disponibilizado o menu "Templates".

Os templates são mensagens pré-definidas usadas para contatar leads ou clientes. A Meta, por regra, não permite que um número entre em contato com um desconhecido sem enviar uma mensagem padrão quando se trata de integração.
Portanto, é necessário cadastrar um template ou mensagem pré-definida, com até 500 caracteres. O CV oferece algumas variáveis para personalização: Nome do cliente, Nome do atendente e Nome do empreendimento.
Atenção! Após cadastrar o template, a Meta retornará com a aprovação ou reprovação em até 1 hora (a consulta pode ser feita no CVIO). A Meta não fornece o motivo da reprovação. Se o template for reprovado, você não poderá enviar mensagens ativas para o lead. Caso o template seja reprovado, você deverá remover o template rejeitado e criar um novo ou editar o existente e aguardar a nova aprovação.

Além disso, após salvar as informações, você verá um QR Code. Siga os passos a seguir:
- Abra o WhatsApp que você deseja integrar ao Comunicador.
- Clique em Configurações e selecione Dispositivos vinculados.
- Clique em Vincular um dispositivo e escaneie o QR Code exibido.

Após a geração do QR Code, abra o WhatsApp no seu smartphone e faça a leitura do código, assim como é feito no WhatsApp Web. Uma vez que a leitura for concluída, a integração estará completa, e todas as mensagens enviadas para esse número serão direcionadas ao CV.
Obs.: após realizar a leitura e vinculo do QR Code, o número do WhatsApp será automaticamente preenchido no campo "Telefone".

No menu "Configurações" dos Números do Comunicador, é possível vincular cada número a Empreendimentos, Tags e Mídias. Essa funcionalidade permite que, ao receber um lead via integração do Comunicador, o sistema realize automaticamente a associação com as informações configuradas para aquele número específico.
Isso é especialmente útil em cenários com múltiplos números integrados, garantindo que cada número utilize as informações adequadas para a distribuição em Filas de Leads, otimizando a gestão e o direcionamento dos contatos.

Com tudo acima configurado,você precisa liberar, no perfil de acesso (aba "Relacionamento" > "Comunicador"), a permissão de comunicação ativa.

Com essa permissão habilitada, um botão estará disponível dentro do lead, permitindo ao usuário visualizar os chats ativos ou iniciar uma nova conversa com o lead. Assim, com os templates cadastrados e aprovados, você pode começar a iniciar conversas com os leads.
Para isso, ao acessar o administrar do lead, você verá o botão do Comunicador, que permitirá iniciar uma nova conversa ou selecionar uma conversa ativa.

Ao clicar, você deverá escolher entre iniciar uma nova conversa ou acessar uma conversa já ativa.
Obs.: caso o lead não possua uma conversa ativa, apenas a opção "Nova conversa" está disponível.

Selecionando "Nova conversa", você precisará preencher dois campos adicionais: Canal e Template. No campo Canal, será exibido o Nome de Identificação que você cadastrou em "Números do Comunicador". Conforme mencionado anteriormente, a Meta exige que, ao iniciar novas conversas, seja enviada uma mensagem pré-definida. Portanto, você deve selecionar um template cadastrado para abrir o chat.

Obs.: a Meta não retorna a informação se o número foi bloqueado por parte do usuário final. Dessa forma, se o lead/cliente final não responder em até 24h, a conversa será encerrada e a interação ficará salva no lead.
Configurando o Comunicador CV WhatsApp Web - Receptivo
O Comunicador CV WhatsApp Web Receptivo permite apenas o recebimento de mensagens dos leads/clientes, ou seja, você não poderá iniciar conversas. Portanto, para esse tipo de interação, não configuramos templates.Para saber como usar o Comunicador CV, clique aqui.
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