Integração do Comunicador CV CRM com Chatbots - Integrações e API

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O Comunicador CV CRM é uma ferramenta que centraliza o atendimento e a comunicação com leads e clientes, tornando a operação mais ágil, organizada e inteligente.
Quando integrado a chatbots, ele permite automação de respostas, qualificação de leads e até atendimento 24/7, liberando sua equipe para focar em conversas mais estratégicas.

Este artigo vai mostrar como configurar a integração com chatbots, usar APIs e webhooks e garantir que todas as conversas fiquem registradas no CV CRM.


Confira neste artigo:


1. Benefícios da Integração com Chatbots

Integrar chatbots ao Comunicador CV CRM oferece diversos benefícios estratégicos para equipes de vendas e atendimento.

1.1. Atendimento 24/7

  • O cliente pode interagir com sua empresa a qualquer hora, mesmo fora do horário comercial.

  • Garante resposta imediata para leads gerados em anúncios ou site.


1.2. Agilidade nas respostas

  • O chatbot responde automaticamente, reduzindo o tempo de espera do cliente.

  • Experiência do usuário melhora, pois ele sente que a empresa está sempre disponível.


1.3. Qualificação de leads

  • O bot pode coletar informações iniciais, como:

    • Nome e interesse do cliente;

    • Empreendimento ou tipo de imóvel desejado;

    • Localização de interesse.

  • Apenas leads realmente interessados são direcionados ao atendimento humano, otimizando tempo da equipe.


1.4. Redução de custos operacionais

  • Automatiza conversas repetitivas, liberando os corretores para atendimentos de maior valor.

  • A equipe consegue focar em negociações e fechamentos, enquanto o bot filtra contatos.


2. Configurações Necessárias para Integração

Para integrar chatbots ou canais externos, siga as configurações abaixo:

2.1. Criando o Canal de Integração

  1. Acesse o CV CRM > Canais do Comunicador;

  2. Clique em Adicionar Novo Canal;

  3. Selecione o tipo “Canal Terceiros” para criar o canal externo.


2.2. Editando o Canal e Coletando Dados

Após criar o canal, clique em Editar para obter as informações necessárias para integração:

  • Token de autenticação

    • Será usado no Header da requisição POST que enviará mensagens para o Comunicador.

  • Endpoint para cadastro de conversas via API

    • Responsável por registrar cada interação do chatbot no CV CRM.


Dica:
Todos os leads atendidos pelo chatbot serão centralizados no Comunicador, com histórico completo para que o corretor continue o atendimento de forma fluida.


3. Integrar via API

A API permite enviar conversas do chatbot para dentro do Comunicador CV CRM.

3.1. Enviando mensagens

  • As mensagens devem ser enviadas via POST para o endpoint do CV CRM.

  • Um JSON de exemplo será disponibilizado para seguir o formato correto.


3.2. Histórico de conversas

  • Toda a triagem feita pelo chatbot ou IA é registrada.

  • O corretor recebe contexto completo quando assumir a conversa.

  • Garante continuidade e eficiência no atendimento.


4. Configuração de Webhooks

Webhooks são usados para receber informações em tempo real sobre eventos no Comunicador.


4.1. Webhook de Mensagens

  • Retorna dados como:

    • Mensagens enviadas e recebidas;

    • Identificador único do chat;

    • Dados do atendente quando houver interação humana.


4.2. Webhook de Encerramento de Chat

  • Acionado quando o atendimento é encerrado.

  • Pode ser usado para:

    • Disparar pesquisa de satisfação automática;

    • Reiniciar o fluxo de chatbot, mantendo o cliente ativo;

    • Atualizar status do lead no CV CRM.


5. Boas Práticas para Integração de Chatbots

Para garantir eficiência e evitar problemas na operação:

  1. Configure corretamente os tokens e endpoints para autenticação;

  2. Teste o fluxo completo antes de colocar em produção;

  3. Registre todo o histórico de conversas para dar contexto ao corretor;

  4. Use o Webhook de Encerramento para engajar o cliente pós-atendimento;

  5. Evite sobrecarga de mensagens, que pode gerar bloqueios ou instabilidade.


6. Conclusão

Com a integração entre Comunicador CV CRM e Chatbots:

  • Você terá atendimento 24/7, sem perder nenhuma oportunidade;

  • Sua equipe estará mais produtiva, focada em leads qualificados;

  • Todos os históricos de conversa ficam centralizados, garantindo rastreabilidade.

Ao aplicar essas práticas, o atendimento se torna mais ágil, inteligente e eficiente, ajudando a converter mais leads em clientes.


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