Integração CV Sign - Integrações e API


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CV Sign


O CV Sign permite a implementação de assinatura eletrônica nos contratos gerados no CV CRM, trazendo mais praticidade e conveniência à todas as partes envolvidas na comercialização do imóvel.

Benefícios:

  • Agilidade no processo de assinatura: reduz burocracia, elimina papeladas físicas e permite envios por e-mail e WhatsApp, garantindo resposta mais rápida.
  • Flexibilidade: configuração de assinaturas personalizadas e notificações via e-mail.
  • Gestão centralizada: visualização e controle de créditos, envios e status diretamente no CV CRM, com opções de planos mensais, anuais e créditos avulsos para atender diferentes demandas. 

Confira neste artigo:


Pré-requisitos

O processo de ativação da integração segue quatro etapas:

  1. Solicitação de contratação: pode ser feita diretamente pelo sistema ou via contato com o time comercial, com escolha do tipo de plano (mensal, anual ou créditos avulsos). 

  2. Validação e habilitação pelo comercial: define pacotes (ex.: 300, 500 ou ilimitado), ativa o serviço e coleta dados da empresa.

  3. Configuração técnica (Implantação/Suporte): preenchimento de dados da empresa e definição de parâmetros da assinatura.

  4. Uso pelo cliente: configuração do contrato e envio para assinatura.

  5. Validação do e-mail: pelo menos um e-mail de gestor de contrato deve estar validado para ele conseguir fazer envios.


Configurações no CV CRM

Após a ativação da integração, é preciso vincular o CV Sign ao empreendimento e definir os assinantes.

Para isso, acesse o menu "Configurações" do empreendimento, selecione a opção "Assinatura Eletrônica" > "CV Sign" e salve a configuração.


Na sequência, defina os assinantes responsáveis pela formalização do documento. Essa configuração deve ser feita no menu Jurídico > Assinatura Eletrônica

  • Ordem de envio: 

Atualmente, o envio funciona de forma encadeada — ou seja, cada pessoa só pode assinar o documento após a assinatura do responsável anterior.

Exemplo de ordem:

  • Ordem 1: Cliente

  • Ordem 2: Cônjuge

  • Ordem 3: Testemunha

O processo é disparado primeiro para o cliente. Após ele assinar, o documento é enviado automaticamente ao cônjuge. Só depois da assinatura do cônjuge, é que a testemunha recebe o documento para concluir o fluxo.

  • Tipo de assinante:

Nesse campo, você deve indicar se o assinante é o cliente, associado, sócio, etc.

  • Tipo de Ação:

Indique se a assinatura é do tipo Aprovação, Rubrica, Assinatura ou Observador.

Observação: o tipo Observador não assina o contrato, mas acompanha todo o fluxo de assinatura, recebendo e-mails a cada atualização.

  • Envio:

Além do envio por e-mail, contratos podem ser enviados via WhatsApp.

  • O cliente recebe um link direto para assinatura eletrônica no celular.
  • Cada assinante escolhe um único canal de envio (WhatsApp ou e-mail).
Observação:
As opções de envio são:
- Somente e-mail - E-mail + WhatsApp Ou seja, ao selecionar WhatsApp, o destinatário receberá o e-mail também.

Notificação para assinatura:


Visualização do contrato para assinar:

Observação: as assinaturas serão exibidas na parte inferior do documento, organizadas da direita para a esquerda.

Além disso, será possível configurar em quais páginas as assinaturas devem aparecer, por meio das opções disponíveis no cadastro do contrato.


Ao clicar no campo "Assinatura", será exibida as opções:

  • Texto: digita o nome e pode selecionar fonte e cor.
  • Desenho: uso o cursor para escrever o nome.
  • Upload: insere uma imagem da assinatura. 


Após a conclusão da assinatura, o contrato passa a exibir um QR Code e um link de verificação, que garantem a validade jurídica do documento.


Informação do QR Code:


Com a configuração concluída, você já pode enviar documentos para assinatura diretamente pelo CV CRM.

Acompanhamento pelo Gestor

Em Integrações > CV Sign, você verá a tag informando que a integração está configurada.


Ao clicar em "Configurar", você pode visualizar informações como:

  • Data de contratação

  • Vigência do plano

  • Prazo de vencimento para envio (em dias)

  • Quantidade de envios contratados e realizados

  • E-mail(s) cadastrados como responsáveis (precisa ter sempre pelo menos 1 e-mail cadastrado e verificado)

  • Status de verificação desses e-mails


Os responsáveis cadastrados recebem notificações automáticas sobre o uso e consumo de envelopes, e todo o processo fica registrado dentro do próprio sistema, garantindo rastreabilidade e controle centralizado. 

 

Você também pode acompanhar o processo pela listagem de Assinaturas Eletrônicas, que exibe o status de cada contrato enviado.

 

 BOA VENDAS!

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